Comic Con une fãs de cultura pop e as marcas mais desejadas
As revistas em quadrinho de ‘A Liga da Justiça’ são desenhadas por um brasileiro que mora em São Bernardo do Campo. As histórias do ‘Batman’ são desenhadas por um brasileiro que mora em Belo Horizonte. As histórias do ‘Lanterna Verde’ são desenhadas por um brasileiro que mora em Sabará. As histórias do ‘Dr. Who’ são desenhadas por uma brasileira que mora em São Paulo. Essas informações não são tão conhecidas, mas provam a importância do contexto de mercado experimentado pela Comic Con Experience, em São Paulo.
A CCPX quer reunir 200 mil pessoas nesta edição
Engana-se quem pensa que só o público geek se interessa pelo assunto. O evento tem um ambiente propício para um mergulho na cultura pop. Por isso, amantes dos quadrinhos, das séries, cinema, desenhos animados, entre outras mídias, se reconhecem entre uma imensidão de fãs alucinados. As filas e a velocidade com que os produtos esgotam dos estandes denunciam que essa é uma das maiores edições do mundo.
O geek brasileiro é um apaixonado e desempenha essa adoração de forma muito intensa. O público estimado para 2016 foi de 200 mil pessoas. Cerca de 65% são homens e 35% mulheres, com idade média de 35 anos. Ivan Freitas da Costa, sócio da CCXP, explica que o evento é de fãs para fãs, o que fez as marcas entenderem que o tipo de serviço e itens para esse mercado deve seguir o conceito do público, que é exigente e apaixonado por seus ídolos.
A experiência é o principal foco do evento, motivando as marcas a se destacarem pelas atrações de cada estande, de forma criativa. Segundo Costa, é preciso ter verdade nas ativações, no discurso e nos produtos. Estes, inclusive, passam por uma curadoria exigente dos organizadores, que são o Omelete, Chiaroscuro Studios e Piziitoys. A pirataria não tem vez, o que torna o evento, a cada ano, mais seguro para os patrocinadores, apoiadores e expositores, afirma Costa.
“É um evento de consumo com lojas oficiais que possuem um vínculo forte com o comércio, porque o fã de cultura pop quer ter os produtos licenciados dos seus personagens. Entendendo essa dinâmica e seguindo a tradição das CCXPs espalhadas pelo mundo, os fãs encontram produtos exclusivos e colecionáveis, que só pode ser comprado aqui. A gente posicionou o evento no primeiro final de semana de dezembro que é uma semana depois das pessoas receberem o 13º salário”, explica.
Marcas
Com forte presença nos quatro dias de evento, as marcas não passam despercebidas em um ambiente cheio de fantasia e ficção. A realidade se traduz em filas formadas em frente aos estandes mais desejados, como o da Warner, com uma loja exclusiva da série Harry Potter. Outra gigante foi a Netflix, convidou os atores mais populares e ainda aposta na divulgação da série brasileira 3%, lançada há poucas semanas. O Telecine, por sua vez, criou uma experiência em um cenário real de terror para divulgar o filme “O Rastro”, que tem direção de J.C. Feyer, da Hungry Man.
Há ainda anunciantes mais tradicionais, como a Vivo, que montou um espaço com palestras e workshops com temas voltados ao público geek. A fabricante de brinquedos Mattel apresenta um estande criado pela Bullet para ativar as marcas Hot Wheels, Minecraft, Max Steel e DC Comics, que aposta nos personagens da Liga da Justiça em tamanho real para interagir com o público.
Com o objetivo de se aproximar dos consumidores, o Jandaia Cadernos apresenta uma linha Geek com franquias licenciadas como Star Wars, Esquadrão Suicida, Meninas Super Poderosas, entre outros. As balas Fini, por sua vez, é patrocinadora do ‘Espaço Creators’. O objetivo é receber grandes nomes do mercado para Meet&Greet com o público, como Rezende Evil, Marco Túlio, Felipe Castanhari, Antônio Tabet, Maurício Cid e PC Siqueira. A Duracell se baseia no mote “dura até 18 vezes mais” e oferece um espaço para os participantes carregarem os celulares enquanto jogam.
A Faber-Castell aproveitou a CCXP para tentar bater um recorde mundial. Idealizada pela MM Comunicação, a ação convida os fãs de quadrinhos e cultura pop para participarem do maior desenho colaborativo do mundo e entrar no Livro dos Recordes. A Chilli Beans também marca presença porque começou a vender licenciados Warner e quer se aproximar do público.
O canal infantil Nickelodeon patrocina o evento e criou o espaço Mini Con, dedicado às crianças. É possível encontrar personagens como Bob Esponja e Patrick, As Tartarugas Ninjas, que inclusive ganharam uma exposição inédita do filme “Tartarugas Ninja – Fora das Sombras”.
Unidos em prol do conteúdo, Facebook, Instagram e Omelete têm cabines exclusivas com os bastidores das principais personalidades no Instagram e mais de 40 horas de transmissões ao vivo pelo Facebook. A Globo patrocina um espaço oficial de fotos do evento, dando aos participantes a oportunidade de levar para casa uma recordação especial. A estrutura é equipada com uma câmera 360 e o conteúdo pôde ser compartilhado nas redes sociais.
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