comKids debate produção para crianças

 

O contéudo precisa ser relevante, ter personagens fortes, coesos e ter a educação incorporada na mensagem. É desta forma que Daniel Bays, criador e produtor de séries e conteúdos infantis da Cbeebies, canal pré-escolar da BBC, acredita que devem ser os programas voltados para o público infantil. O executivo foi um dos convidados do comKids Primeira Infância, evento promovido pela Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes em parceria com a Singular, Arquitetura de Mídia, realizado nesta quarta-feira (17) e quinta-feira (18), em São Paulo.

Em sua apresentação, Bays destacou algumas produções realizadas pelo Cbeebies, entre elas, o “In the Night Garden”, “Mr.Bloom´s Nursery”, além do “Tree Fu Tom”, série criada e produzida por ele e que, no Brasil, é exibida pelo canal Discovery Kids.

Segundo o executivo, desde a criação da série, todos os envolvidos sempre tiveram uma grande preocupação em torná-la fisicamente interativa. De acordo com ele, a proposta é fazer com que as crianças ajudem o herói Tom e seus amigos, executando os movimentos junto com os personagens e, com isso, estimular a atividade física e a coordenação motora dos pequenos.

Bays contou que todos os movimentos do desenho foram criados por especialistas em desenvolvimento infantil, com o intuito de combater e diagnosticar certos distúrbios como a dispraxia, observada em crianças com dificuldade na execução de alguns movimentos.

Para ele, as produções, além de entreter também tem que ter essa proposta de auxiliar no desenvolvimento físico, psicológico e social das crianças. O executivo ressaltou que o mercado, de uma forma geral, tem conseguido suprir essa demanda e oferecer programas cada vez melhor para as crianças. “Hoje, as produções estão mais criativas e buscando sempre um diferencial.”

Pesquisa

Durante o comKids também foi apresentada a pesquisa “PapagaioPipaQuadradoCafifa – um panorama da infância brasileira”, realizada pela Multifocus.

O levantamento trouxe referências sobre a produção de conteúdos para crianças. Entre os dados, o estudo apontou que é  crescente o acesso das crianças de 0 a 6 anos às diferentes plataformas. De 2012 para 2014, o acesso do total das famílias com crianças de 0 a 6 anos à internet banda larga cresceu de 38% para 53%;  A pesquisa também apontou que houve um crescimento de 37%, em 2012, para 45%, em 2014, do acesso à TV paga ou por assinatura.

Outro dado do levantamento é que, cada vez mais, as crianças se envolvem com formas de entretenimento digital. Em 2012 eram 22% dos bebês de 0 a 3 anos que brincavam com o celular ou tablet dos pais, hoje são 30%. Na faixa de 4 a 6 anos, este hábito cresceu de 45% para 66% das crianças.

O acesso ao entretenimento digital, porém, não substitui o gosto das crianças pelas brincadeiras outoors, já que 50% das atividades continuam sendo fora de casa.  As crianças brincam de bola, empinam pipa, e usam sua imaginação nas brincadeiras como qualquer outra criança nascida fora da era tecnológica.