Como a Galinha Pintadinha virou um case de comunicação

Parece ficção, mas não é. Há quase 12 anos, mais especificamente no dia 28 de dezembro de 2006, Juliano Prado e Marcos Luporini postaram no YouTube um vídeo infantil chamado “Galinha Pintadinha”. O motivo? Era apenas a solução encontrada por eles para apresentar o vídeo em uma reunião de produtores na qual eles não poderiam participar presencialmente. Como, em alguns casos, a internet é imprevisível, seis meses depois veio a surpresa: o vídeo, postado para ser visto por meia dúzia de pessoas, já havia virado um hit e ultrapassava a marca de 500 mil visualizações. O número era absurdo para uma época em que a plataforma de vídeos dava os seus primeiros passos no país.

Hoje já dá para dizer que o produto é a “galinha dos ovos de ouro” da Bromélia Produções. Um dos mais poderosos no Brasil, o canal no YouTube já soma mais de 5 bilhões de views. Tamanho alcance fez com que a marca Galinha Pintadinha ultrapassasse fronteiras.

Filhos da mesma ninhada de negócios, o canal espanhol (Gallina Pintadita) é o segundo mais visto do país basco, com mais de 3,2 milhões de visualizações. Mas há também as versões em italiano (Gallina Puntolina) norte-americano/ britânico (Little Dottie) e as próximas que virão: adaptações dos clipes musicais para francês, alemão, mandarim e japonês.

Na entrevista abaixo, Juliano Prado, criador da Galinha Pintadinha, explica a proporção que a animação ganhou como marca e produto.

Ao que se deve o sucesso da Galinha Pintadinha?

A música, as cores, os traços. Poderíamos dizer que é tudo isso junto, com todo o cuidado e preocupação com que preparamos nossos vídeos. Criamos arranjos musicais criativos que envolvem não só as crianças, mas os pais, avós e tios, já que as músicas remetem a infância deles também. Estamos cientes de que a Galinha é o primeiro personagem da vida do bebê e que ela e toda sua turma são importantes na formação dos pequenos. Sendo assim, nosso trabalho é contribuir positivamente para todo processo de desenvolvimento e educação deles.

Qual a importância do meio digital para a explosão do conteúdo?

As ferramentas digitais foram determinantes para nosso sucesso. A quantidade de views já sinalizava uma ótima receptividade ao nosso material. Hoje, esse mesmo número é gerado em menos de duas horas. Como a distribuição digital em 2006 estava só no começo, tivemos que ir experimentando e aprendendo ao mesmo tempo sobre esta nova mídia. Por muitos anos, por exemplo, nenhuma produtora profissional colocava conteúdo gratuito no YouTube. Para eles, isso não fazia sentido, mas para nós foi o grande pulo do gato. Fomos os primeiros a explorar também o conceito de “multitelas”, que ajudou a Galinha Pintadinha a virar a estrela digital que é hoje.

Como é feito o trabalho de marketing e comunicação da Galinha Pintadinha?

É muito importante estarmos próximos dos pequenos e dos pais. Portanto, trabalhamos para sempre levar nossa personagem para perto do público. Além de atuarmos ativamente nas redes sociais, utilizamos nosso balão de ar quente com o formato da Galinha Pintadinha em parceria com shoppings, locais públicos e em eventos fora do país. Além disso, também enviamos presentes fofos para influenciadores digitais, que sempre recebem com muito carinho.

De que maneira funciona a atuação nas redes sociais?

Sempre postamos conteúdos que tenham a ver com a rotina dos pais, interagimos com as pessoas que nos marcam ou mandam alguma pergunta e também divulgamos novos produtos, nossa agenda de shows e eventos em shoppings, entre outras coisas.

Quais são hoje as formas de monetização? 

Além das plataformas digitais, temos o programa de licenciamento de produtos, as áreas temáticas em shopping que levam nossa Roda Gigante, o Parque da Galinha Pintadinha e várias outras brincadeiras divertidas, além dos shows musicais ao vivo. É muito emocionante ver as crianças no teatro participando e se divertindo com os personagens. Em julho, estreamos uma turnê pelo Brasil todo com nosso novo show: “Galinha Pintadinha e a Fabulosa Trupe”.

Como está o processo de internacionalização do produto?

Uma pesquisa realizada no México, em 2016, sobre os personagens, personalidades e super-heróis mais populares no país apontou nossa “Gallina Pintadita” como a favorita entre as crianças de 0 a 5 anos, sendo considerada a propriedade intelectual mais unissex entre as atrações já criadas para crianças em idade pré-escolar. Percebemos que nosso sucesso em diferentes países da América Latina se dá pela proximidade com nossa cultura e estilo de vida. Essa aceitação também está relacionada ao fato de a   Galinha Pintadinha estar presente nos primeiros meses na vida desses baixinhos, desde seu nascimento, aos primeiros passinhos e descobertas no mundo.

Como está o licenciamento? Quantos produtos da Galinha Pintadinha existem?

Temos grandes parcerias no ramo de licenciamento. Entre os produtos licenciados oficiais da Galinha no mercado estão: Mini Panettone, Ovo de Páscoa (Village), Papel Higiênico (Dualette), Fraldas e Lenços Umedecidos (Babysec), Guarda-Chuva (Yangzi) e Colete Salva-vidas (Ativa Náutica), além de uma extensa linha de brinquedos educativos para a primeira infância, vestuários, acessórios e produtos para festas (Festcolor).

Quais são as principais categorias em licenciamento? E as mais inusitadas?

Atualmente a marca conta com um total de 377 Stock Keeping Units (Unidade de Controle de Estoque), sendo 274 SKUs da Galinha Pintadinha e 103 SKUs da Galinha Pintadinha Mini. Na divisão atualizada desses produtos por categorias, os produtos de cuidados pessoais lideram com 29% desse montante, seguido dos brinquedos (28%) e alimentos (11%). Artigos de festas (9%); vestuário/calçados/cama, mesa e banho (8%); papelaria (8%) e eletrônicos/decoração (7%) completam essa lista. Os mais inusitados são os Ovos da Galinha Pintadinha da granja Mantiqueira e as fantasias da Sulamericana que são sucesso nas festas de aniversário.

A Galinha Pintadinha hoje está em quais plataformas de mídia?

Plataformas de streaming como YouTube e mais outros 23 canais “on demand” entre os principais: Netflix, NetNow, Playkids, Vivo, iTunes e PlayStore. Está presente também no App oficial além de redes sociais e televisão aberta com a TV Cultura. 

Qual é a relação da Galinha Pintadinha com as marcas e o mundo da propaganda de maneira geral?

Desde o início contamos com a ajuda do nosso agente, a Redibra, que possui grande experiência no licenciamento, mas nunca havia trabalhado com uma marca como a nossa: digital e brasileira. Quebramos um paradigma do mercado, pois conseguimos tornar a marca relevante mundialmente (atingimos a posição 89 no ranking de marcas mundiais em 2014), a partir de uma produção que não estava na TV nem no cinema, além de não vir de Hollywood. No começo as empresas licenciadas, acostumadas a trabalhar com marcas infantis estrangeiras e que estavam em exibição na TV, não acreditaram muito no potencial, mas os primeiros casos de sucesso apareceram e logo na sequência, mais de 60 indústrias passaram a fazer produtos com a marca Galinha Pintadinha.

Quais são os principais números que podem evidenciar o potencial do produto Galinha Pintadinha?

Depois que as mil cópias do primeiro lote de DVDs que produzimos se esgotaram rapidamente, percebemos que havia uma boa oportunidade ali. E depois de comercializar mais 15 mil unidades só em 2008 não restou nenhuma dúvida. Até agora, depois de 11 anos, já alcançamos a marca de mais de 2,5 milhões de DVDs vendidos, centenas de produtos oficiais licenciados e mais de 18 bilhões de views dos três canais oficiais em português e seis internacionais. Também atingimos 13 milhões de seguidores no canal de clipes musicais em português, nosso principal. 

Falando nisso, recentemente a Galinha ultrapassou a Rihanna no YouTube. Ela era a cantora que mais possuía vídeos acima 100 milhões de views, 29 no total, sendo que agora a Galinha já tem 31 clipes que atingiram este número. Nesse contexto atual já estamos à frente de outros importantes nomes no showbiz internacional, como Taylor Swift, Justin Bieber e Katy Perry.