Como a geração Z tem gastado seu dinheiro?
Pesquisa realizada pelo Itaú Unibanco apontou que os jovens nascidos entre 1995 e 2010 tem maior afinidade com as compras online
O Itaú Unibanco realizou uma pesquisa para entender como os jovens nascidos entre 1995 e 2010, conhecidos como geração Z, opta por gastar dinheiro. Segundo o levantamento, a maior concentração dos gastos ficam em torno dos transportes por aplicativos, mercados e fast food.
Além disso, a geração é a que mais faz comprar online e que, comparado com a média da população, utilizam o Pix. Outro fato que foi mostrado pela análise foi o aumento dos gastos dessa parcela da população em sites de emprego.
O estudo do Itaú analisou as compras realizadas com cartões de crédito e as transações via Pix feitas de CPF para CNPJ, considerando os meses de janeiro e fevereiro de 2023 e fazendo comparações com o mesmo período de 2022.
Os resultados apontaram uma alta de 30% nas compras realizadas com cartão de crédito de um ano para o outro, sendo a geração que mais avançou no período. O ticket médio das transações ainda é mais baixo, de cerca de R$ 108 (considerando todas as gerações, o valor médio das compras é de R$ 168).
No recorte apenas sobre o Pix, que no levantamento considerou apenas aqueles que configuram transação comercial (de CPF para CNPJ), os índices de crescimento são mais altos. Nos dois primeiros meses de 2023, o avanço do método foi de 83% no valor transacional e de 153% na quantidade de transações, com um ticket médio de R$ 147.
“Os jovens tendem a adotar novidades rapidamente e isso não tem sido diferente no setor de pagamentos. E, vemos um espaço de evolução relevante conforme essa geração passa a ter um poder de consumo mais alto e necessidades de vida ampliadas. Apesar de ainda representar o menor pedaço entre todas as gerações, os jovens da geração Z são uma fatia cada vez mais importante, que vai liderar a forma como o mercado se transformará nos próximos anos”, afirmou Mario Miguel, diretor de Cartões e Pagamentos do Itaú Unibanco.
Para onde vai o dinheiro da geração Z
De acordo com a pesquisa do Itaú, as transações em aplicativos de transporte lideraram o consumo no cartão de crédito na geração Z, representando 14% de todas as transações realizadas, seguido por por mercados com 11%, fastfood com 9%, lojas de conveniência com 5% e postos de combustíveis também com 5%.
Entre os ramos que mais cresceram na comparação com o ano passado estão dois segmentos teoricamente opostos.
O levantamento mostrou que as compras de jogos eletrônicos e aparelhos de videogames cresceram 519% entre 2022 e 2023 (considerando os dois primeiros meses do ano), seguido dos gastos em sites de emprego, incluindo assinatura do LinkedIn, que avançaram 403% no período.
Compras online e por aproximação
Segundo a pesquisa, a alta intimidade com o universo digital reflete na maior adesão às compras online e às novas tecnologias de pagamento.
Considerando as transações com cartão de crédito, a geração Z apresentou maior afinidade com as compras por aproximação (38%) e uma certa preferência pelas compras online (36%).
Somando as compras feitas com cartões às realizadas via Pix, o levantamento identificou que os mais jovens têm maior adesão ao pagamento instantâneo. Nos dois primeiros meses de 2023, o Pix representou 37% das compras e o crédito 63% — considerando todas as transações, estes números são 18% e 82%, respectivamente.
Além disso, a geração Z também teve um avanço importante em relação a 2022, quando o Pix representava 23% das compras, e o crédito, 77%.