Como a Petlove quer conscientizar sobre os males dos fogos de artifício para pets
Assinada pela CP+B, campanha #ChegaDeFogos traz vídeos que retratam o pânico dos pets aflitos durante a soltura de fogos de artifício
Um gol do Brasil na Copa do Mundo alegra milhões país afora, é verdade, mas, ao mesmo tempo, deixa outros milhões de pets, como cães e gatos, em pânico. Quem tem um animalzinho em casa, sabe como se sentem a cada estampido dos fogos de artifício.
No ano passado, o então governador João Doria sancionou uma lei que proíbe a 'queima, soltura, comercialização, armazenamento e transporte de fogos de artifício e de artefato pirotécnico de estampido no estado de São Paulo'. A sanção foi publicada na edição de 29 de julho de 2021 do Diário Oficial do Estado.
A proibição se aplica a recintos fechados, ambientes abertos, áreas públicas e locais privados. Fogos que produzem efeitos visuais sem estampidos podem continuar a ser utilizados e comercializados.
Mas o que se vê, sobretudo em dias de jogos da seleção brasileira, é que a lei não é cumprida. No entanto, a fim de conscientizar sobre o uso de fogos com estampidos, a Petlove apresenta a campanha #ChegaDeFogos.
Com criação da CP+B, a ação vai estampar espaços públicos das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro com vídeos e manchetes que retratam o pânico dos pets aflitos durante a soltura de fogos de artifício.
Até o próximo dia 5, a Petlove vai se utilizar da tecnologia para demonstrar reações reais dos animais ao barulho excessivo: ao longo do dia, os painéis vão mostrar títulos marcantes de matérias de veículos de comunicação sobre acidentes que ocorreram com os pets em decorrência do barulho excessivo.
Quando o som intenso dos fogos começar, em tempo real, um gatilho é acionado e vídeos reais de pets em situação de medo começam a ser transmitidos.
"Sabemos das perturbações que os fogos causam nos animais, mas faltava uma marca trazer esse tema de maneira mais ampla e genuína. Nesta campanha, usamos conteúdos reais que foram captados nas redes sociais para que o maior número de pessoas tenha a real dimensão da importância desta causa", afirma Luciana Cardoso, diretora-executiva de criação da CP+B
No Rio de Janeiro, o principal ponto será um outdoor gigante, de 10 x 18 m, em plena avenida. Visconde de Albuquerque, no Leblon. Em São Paulo, a campanha será distribuída em mais cinco pontos de ônibus em locais próximos ao Parque do Ibirapuera e região.
“O objetivo é disseminar uma mensagem essencial sobre o bem-estar e a saúde dos animais e retratar o triste cenário consequente da soltura dos rojões com estampido, endossando a necessidade de políticas mais rígidas em relação a essa frente”, falou o head de comunicação e marca da Petlove, Filipe Botton.
O movimento conta também com o apoio de potências da proteção animal, como AMPARA Animal, Instituto Luisa Mell e Delegado Bruno Lima.