Como amplificar as mensagens de conscientização em tempos de coronavírus?
Para a situação atual, o momento é de estabelecer uma comunicação proativa, colaborativa e que ajude a sociedade a enfrentar essa pandemia. E as marcas podem ter um papel essencial, amplificando a comunicação em torno de prevenção, conscientização e serviços disponíveis, como vendas e entrega de produtos online, frete grátis, entretenimento on demand e cursos.
Os anunciantes precisam entender esse momento de mudanças na vida dos consumidores, buscando caminhos para ser relevante em situações como a atual. Podemos citar o caso da cervejaria Ambev, que vai produzir álcool em gel para distribuir em hospitais públicos, e de bancos como Santander, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco, com ações como o congelamento e adiamento do pagamento de empréstimos.
E essas mudanças de rota, quando marcas precisam trabalhar com mensagens que transmitem valores, propósito e posicionamento em situações críticas, demandam uma estratégia muito mais forte de comunicação pela necessidade de conversar com um amplo e diverso público. E o moment marketing, ao sincronizar as campanhas offline e online, pode funcionar como potencializador desse diálogo.
Isso porque essa solução monitora continuamente os conteúdos e os temas abordados pela mídia offline, especialmente TV e rádio, e os utiliza como gatilho para que o consumidor receba as mensagens nas ocasiões em que provavelmente estará mais disposto a interagir com elas, os chamados ‘micro-momentos’.
Com o isolamento social, o aumento do consumo de conteúdos em TV aberta, fechada e on demand será elevada assim como o uso de outras telas, em especial notebook e smartphones. Estudo da Kantar Ibope, por exemplo, já retrata o crescimento da audiência dia após dia, com mais pessoas buscando por fontes confiáveis de informação nos telejornais e por conteúdos de entretenimento como realities e filmes.
Usando das sincronizações, o moment marketing é uma estratégia que consegue otimizar em até 370% as campanhas, com uma média de 80%. E ainda, uma vez executada a primeira ação, as marcas podem gerar novos insights por meio da aplicação de técnicas de Machine Learning e Inteligência Artificial. Todo o big data produzido pode ser usado para mensurar os resultados alcançados, gerando conteúdo para otimizar ainda mais as novas campanhas.
Dessa forma, a comunicação das marcas chegará aos consumidores com muito mais abrangência e impacto, contribuindo para que as ações realmente alcancem os públicos de interesse, reforçando o empenho da marca tanto em pensar soluções que ajudem a população a saber de determinadas mudanças em processos e serviços quanto às mensagens de prevenção e conscientização para a redução dos impactos dessa pandemia na nossa sociedade.
Ricardo Monteiro é CSO e COO da TunAd