Como anda o mercado de licenciamento no Brasil?
De quais personagens você gostaria de ter um produto? Quem nunca desejou ou teve um objeto com seu personagem ou marca preferida pode se considerar uma exceção. O lúdico e o sentimento de pose de itens cheios de significado e representatividade nos acompanham desde a infância. Foi nesse cenário que o setor de licenciamento nasceu e criou base. Utilizar uma determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, e transformar em produto, rendeu para o varejo um faturamento de 17 bilhões de reais no ano passado, segundo a Abral (Associação Brasileira de Licenciamento).
O licenciamento agrega mais valor aos produtos, proporciona um diferencial com relação aos concorrentes e ao associar-se a marca ou personagens certos, pega carona no emocional passa a satisfazer com mais eficiência os desejos de consumo de determinados segmentos de público. Em um ano desafiador como 2016, muitas empresas encararam licensing como uma grande ferramenta de Marketing para melhorar as vendas diante um cenário economicamente conturbado, movimentando marcas, agências, indústrias e varejo. Não é à toa, a Abral prevê, até o final do ano, um aumento de 5% no faturamento do setor mesmo em um ano de crise.
A maior parte dos produtos licenciados no Brasil está direcionada para o público infantil inspirada em personagens e desenhos infantis. Mas há um movimento crescente que tem dado lugar para marcas que falam com outros públicos. Áreas como games, gastronomia e realities, têm sido exploradas atendendo outros perfis e estilos de produtos. Há muito mercado a ser explorado. O licenciamento para Youtubers também está em desenvolvimento com muitos influenciadores assinando linhas de produtos que incluem itens como livros, t-shirts e acessórios. 70% do mercado de licenciamento são propriedades ligadas ao entretenimento e os segmentos que mais exploram o licenciamento são confecção e brinquedo.
Licensing também apresenta desafios, um deles é encontrar parcerias rentáveis, duradouras e com muita sinergia para desenvolver produtos de qualidade, com boa distribuição. Acompanhar as mudanças no comportamento dos consumidores também é desafiador. Eles estão cada vez mais exigentes e imersos em uma comunicação veloz. É preciso estar atento a toda e qualquer mudança e encarar um vilão que só se fortalece: a pirataria.
Fernanda Abreu é Diretora de Licenciamento e Promoção de Marcas da Endemol Shine Brasil