Como as maiores cervejarias do país querem estimular a reflexão sobre consumo consciente
Com ações nos ambientes digitais e físicos, a empresa quer promover uma discussão sobre o consumo consciente
O Dia do Consumo Responsável de Álcool, que é marcado todos os anos na terceira sexta-feira do mês de setembro, é uma das datas mais importantes para o mercado de bebidas alcoólicas reforçar as ações que incentivam a moderação no consumo de bebidas alcoólicas. Pensando nisso, as duas maiores cervejarias do país estão desenvolvendo com algumas iniciativas em campo.
O Grupo Heineken está investindo em ações no ambiente digital e presencial para fomentar a conversa sobre responsabilidade. Das 12h às 18h, os clientes da Localiza poderão participar do Brinde Seguro nas unidades do Aeroporto de Congonhas e Aeroporto de Guarulhos. Ao retirar um carro, os motoristas terão a oportunidade de brindar gratuitamente com uma Heineken 0.0, versão zero álcool da marca.
"Estamos entusiasmados em poder fazer parte desta ação com o Grupo Heineken e oferecer aos nossos clientes mais essa experiência diferenciada. Então, um brinde a essa parceria que vai ao encontro do nosso compromisso com a discussão sobre direção segura, tão urgente e necessária", afirmou Antonio Augusto, diretor de marketing da Localiza.
Já no digital, o Grupo fechou uma parceria com a designer, ilustradora e influenciadora Rafaella Tuma, que dará vida a uma ilustração descontraída para tornar o assunto mais leve e engajar adultos e jovens na reflexão. O conteúdo foi publicado na página oficial da companhia no Instagram e replicado na página de Rafaella. A expectativa é que a ação digital impacte 420 mil pessoas.
Atualmente, o Grupo destina 10% do budget da marca Heineken em ações de conscientização ao Consumo Consciente e assumiu o compromisso de garantir a cobertura nacional de cerveja zero álcool em 100% do comércio ON Trade (bares e restaurantes) até 2025 por meio da marca Heineken 0.0.
Outra meta da empresa é expandir as ações de conscientização de toda a empresa, impactando 1 milhão de jovens direta e indiretamente até 2025 e, para isso, o Grupo vem dando continuidade ao projeto WeLab by Heineken, criado em 2019, que tem como foco jovens de 18 a 24 anos.
“Nós sabemos da responsabilidade que temos com os nossos consumidores quando oferecemos produtos que são destinados a momentos de celebração na vida deles. O Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja do mundo e o cuidado de conscientizá-los sobre a melhor forma de apreciar as nossas marcas é um dos principais compromissos que temos”, afirmou Ornella Vilardo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken.
A Ambev, por sua vez, transformou o "Dia de Responsa" em "Festival de Moderação", promovendo ações de consumo responsável no Rodeio de Jaguariúna, em São Paulo, e no Ibirapuera, onde tem o quiosque da Michelob Ultra.
A companhia também lançou a campanha "Dá Uma Segurada", que usa uma expressão popular para trabalhar a mensagem do consumo moderado. No filme para as redes sociais, apresenta dicas de como os momentos podem ser aproveitados por mais tempo e de uma forma mais equilibrada e inteligente.
A campanha foi criada pela agência DraftLine, composta pelo time da Mutato para Ambev. Para amplificar a conversa, conta com os influenciadores EsseMenino e Juvi.
A companhia usou a data ainda para anunciar que atingiu o compromisso, lançado há dois anos, de falar com 2,5 milhões de pessoas sobre a importância da moderação.
“Sabemos do nosso papel na sociedade para mudar e quebrar hábitos que fujam do equilíbrio e da moderação. Consumo moderado tem sido nosso mantra há mais de 20 anos. Temos um time inteiro dedicado a trazer um olhar cuidadoso para essa frente, e nos provocamos a olhar por diversas formas de reprogramar a cultura da sociedade e potencializar a importância do consumo responsável nos próximos anos” afirma Rodrigo Moccia, diretor de Relações Institucionais da Ambev e responsável pela Plataforma de Moderação.