Como as marcas aproveitam o #DiaDaToalha e #DiaDoOrgulhoNerd?

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Se você encontrar alguém carregando uma toalha ou se sua timeline indicar que todo mundo está a caminho do banho, não entre em pânico! Este sábado (25) é celebrado o #DiaDaToalha, em homenagem a Douglas Adams (1952-2001), autor de “O guia do mochileiro das galáxias”. No mesmo dia, mas em 1977, estreava “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança”, tornando a data também em #DiaDoOrgulhoNerd.

Outra hashtag que ganha espaço é #DiaDoOrgulhoGeek, para alegria de uns e nariz torcido de outros. Independentemente da #, a essência segue a mesma, a data é uma das mais importantes da cultura pop e todo ano as celebrações engajam milhões de pessoas ao redor do mundo.

Segundo a Piticas, empresa de vestuário de cultura pop e geek, estima-se que no mundo todo o mercado geek movimente mais de R$ 138 bilhões. Por isso com as marcas não seria diferente. Muitas entram na conversa para interagir (e conquistar) fãs e consumidores. Confira alguns posts e ações para 25 de maio de 2019:

Pernambucanas: função da toalha
A rede está com uma série de toalhas especiais para a data e destacou isso nos Stories e em parceria com o Omelete e influenciadores.

Sky: encontre as referências
Uma ação criada pela Mirum para a Sky desafia o público a encontrar  mais de 100 referências de personagens famosos de filmes que estão no Sky Play, serviço de video on demand da operadora. A agência convidou o artista Victor Beuren, que está entre os 200 Best Illustrators da Lüerzer’s Archive, para criar uma ilustração desafiadora.

CCXP: easter egss
Para comemorar junto aos fãs, a CCXP lança o desafio “Not a Room”, uma caça virtual a easter eggs pelo site do festival. O cenário é composto por vários easter eggs de filmes, games, quadrinhos e livros. Serão mais de 60 objetos. A brincadeira é tentar acertar – até um limite de cinco erros – o título completo de todas as obras em que eles aparecem.

Roberto Fabri, Chief Officer of Experience, Creative & Marketing da Omelete Company, comenta que para quem é geek, tudo vira história. “Uma pessoa andando na rua com uma capa de chuva amarela pode ser de ‘It’, ‘Pica-Pau’ ou qualquer outra referência. O geek sempre carrega consigo todos os universos que ama, e tem o poder de ver o fantástico no ordinário. Foi nisso que pensamos para elaborar nossa campanha. É uma brincadeira e, ao mesmo tempo, uma grande homenagem aos fãs e a todas as histórias que nos fascinam”, diz.

Saraiva: caça aos descontos
A Saraiva, rede varejista de educação, cultura e entretenimento, está com 20% de desconto no e-commerce com uma ação de caça-palavras. E quem for às lojas levando uma toalha ganham mais 10% na compra de produtos do universo geek nas categorias de livros, games e papelaria.

Amazon: mapeamento
A Amazon divulgou a lista das 10 cidades mais nerds do Brasil. O ranking é resultado da compilação de dados de vendas de abril de 2018 e abril de 2019 nas cidades com mais de 100 mil habitantes, considerando a base per capita. A lista contempla as vendas de produtos como livros, eBooks, quadrinhos e comic books, brinquedos, jogos e videogames, além de itens de decoração e para a casa associados à cultura nerd. As  10 são:  São Caetano do Sul (SP), Florianópolis (SC), Niterói (RJ), Santos (SP), Barueri (SP), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR), Balneário Camboriú (SC) e São Paulo (SP). Outros dados mostram, por exemplo, que Bagé (RS) foi a cidade que mais adquiriu mais canecas de Game of Thrones no site da Amazon, e Carapicuíba (SP) é a líder em compras de bonecos Funko. O site da empresa também está com promoções na Geek Week.

 Trident: ajeitando todo mundo

 Nuuvem.com: caça aos 42

 

Marabraz: seleção de produtos

TOTVS: imaginando tecnologias

Wizard: desvendando o mistério