Como as mudanças do Facebook devem afetar os anunciantes

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Zuckerberg reitera preocupação com privacidade durante F8

O Facebook divulgou esta semana mudanças significativas em suas principais plataformas. Os anúncios foram feitos durante o F8, conferência anual da plataforma sobre o futuro da tecnologia.

Mark Zuckerberg abriu o evento de dois dias com uma apresentação sobre a construção de uma plataforma social mais centrada em privacidade. A fala do CEO deixa clara a preocupação da companhia com os recentes problemas de vazamento de informações dos usuários.

Segundo Zuckerberg, a ideia é dar às pessoas espaços onde elas possam se expressar livremente e se sentir conectadas com os indivíduos e comunidades que mais importam para elas.

Na sequência da abertura, o CEO convidou líderes do Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, Oculus e Realidade Aumentada/Realidade Virtual para compartilhar mais novidades.

Segundo Fidji Simo, head do Facebook App, as alterações na principal rede social da companhia colocam os Grupos no centro de atenção. Além disso, um novo design foi apresentado. “Mais simples, rápido, mais imersivo e que coloca suas comunidades no centro. De forma geral, tornamos mais fácil encontrar o que você está buscando e ter acesso às suas funções mais utilizadas”, afirma a companhia.

“Há muito tempo eles não faziam uma mudança tão grande. Essa reformulação de layout traz um destaque ainda maior para Grupos porque o Facebook sabe o quanto eles são importantes em retenção de pessoas e o quanto isso gera de troca de ideia e mantém as pessoas dentro do ecossistema”, explica Fabio Prado Lima, diretor da AdResults e especialista em Facebook Ads. “Ainda não é qualquer um que consegue anunciar dentro de grupos, mas acho que é questão de tempo”, complementa.

As pessoas começarão a ver algumas dessas mudanças no aplicativo do Facebook imediatamente, e um novo site para desktop chegará nos próximos meses.

Veja o novo layout em funcionamento

Se sua marca ainda não se relaciona com os consumidores por meio de grupos e comunidades, vale ficar atento, pois o Facebook acredita que este redesign tornará mais fácil para as pessoas irem de espaços públicos para mais privados.

Há dezenas de milhões de grupos ativos no Facebook. Quando as pessoas encontram o grupo certo, ele geralmente se transforma na parte mais importante do uso do Facebook. Atualmente, mais de 400 milhões de pessoas fazem parte de algum grupo que consideram importante.

A aba de grupos foi redesenhada para facilitar a descoberta. “A aba agora mostra um Feed de atividades personalizada em todos os seus Grupos. E a nova ferramenta de descoberta com recomendações aprimoradas permite encontrar rapidamente Grupos pelos quais você pode ter interesse”, diz a empresa.

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Ami Vora, vice-presidente de gerenciamento de produtos do WhatsApp

Já Ami Vora, vice-presidente de gerenciamento de produtos do WhatsApp, comunicou que, nos próximos meses, será possível ver um catálogo de produtos no WhatsApp ao conversar com uma marca. Com os catálogos, empresas podem mostrar suas mercadorias para que pessoas as descubram facilmente. Para o mercado brasileiro, um dos maiores em termos de uso do mensageiro, é uma ótima notícia.

“Por mais que você não tenha um site, você vai poder cadastrar produtos que você vende”, explica Lima, fundador da AdResults. “Outra questão é que eles estão testando a possibilidade de enviar dinheiro via WhatsApp”, ressalta o profissional.

O Messenger, por sua vez, será completamente remodelado. “Estamos reconstruindo a arquitetura do zero”, disse Asha Sharma, diretora de produtos e Messenger. Além disso, a rede social anunciou um novo modelos de geração de leads no Ads Manager. “Lá, as empresas podem criar facilmente um anúncio que leve as pessoas a um simples questionário no Messenger para conhecer mais sobre os seus clientes. E para tornar ainda mais fácil marcar um horário com uma empresa, como uma concessionária de carros, estilistas ou serviços de limpeza, nós criamos uma experiência de agendamento para que pessoas possam marcar a partir de uma conversa no Messenger”, revelou a companhia.

O Instagram também recebeu diversas atualizações. Entre elas, a possibilidade de comprar de influenciadores. Será possível adquirir looks dos criadores de conteúdo sem sair do Instagram. Em vez de fazer uma captura de tela ou pedir detalhes do produto nos comentários ou no Direct, basta tocar a tela para ver exatamente o que seus criadores favoritos estão vestindo e comprá-los imediatamente. Para marcas que constantemente fazem parcerias com nomes influentes, como na recente campanha de Hering com Iza, a novidade é um prato cheio. “Começaremos a testar isso com um pequeno grupo de criadores na próxima semana”, afirma a empresa.

Além disso, será possível levantar fundos para uma organização sem fins lucrativos diretamente no Instagram. Por meio de um sticker de doação no Stories, você pode criar uma campanha de arrecadação e mobilizar sua comunidade em torno de uma causa – com 100% do dinheiro arrecadado revertido para a organização sem fins lucrativos que você está apoiando. Por enquanto, o recurso estará disponível nos EUA.

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Outra notícia que chamou a atenção do mercado foi a do “fim” dos likes. “No final desta semana, vamos realizar um teste no Canadá que remove o número total de curtidas em fotos e os views de um vídeo no feed”, disse um porta-voz do Instagram ao TechCrunch. “Estamos testando isso porque queremos que seus seguidores se concentrem nas fotos e nos vídeos que você compartilha, e não em quantos likes eles obtêm.”

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A marca/criador poderá ocultar os likes, mas ainda terá acesso a estes dados, caso a campanha tenha alguns destes números como KPI, por exemplo. O esforço pode ajudar a diminuir a competição entre creators e marcas nas redes e deve obrigar empresas a mudarem seu tipo de conteúdo. Afinal, como bem disse Bia Granja num evento na última terça (30), o internauta mal lembra qual foi a última curtida que deu no Instagram. O conteúdo terá que ser muito mais relevante para o usuário.

Também será apresentado nas próximas semanas um novo design de câmera incluindo o Modo de Criação, que oferece uma maneira fácil de compartilhar sem foto ou vídeo. Essa nova câmera facilita o uso de ferramentas criativas populares, como efeitos e adesivos interativos, para que você possa se expressar com mais liberdade.

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