Como as redes sociais podem impactar as eleições municipais
Estudo realizado pela Brazil Panel apontou as percepções dos brasileiros sobre o uso das plataformas no período eleitoral
Neste ano, os brasileiros terão de escolher os seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas Eleições Municipais e, cada vez mais, os políticos tem apostado nas redes sociais como ferramenta para se comunicarem com os seus eleitorados, apresentar propostas, desmentirem fake news e provocarem os oponentes.
Com base nesse fato, a Brazil Panels lançou uma pesquisa que mostra a opinião dos brasileiros sobre o papel das redes sociais na disseminação de informações e notícias.
Segundo os dados, mais de 90% da população considera as redes sociais como "fundamentais" nesse sentido, com 50,7% as colocando no patamar de "muito" importantes, 39,5% como "importantes", 7,4% como "neutro" e apenas 2,3% as enxergam como "pouco" ou "nada" importantes.
No recorte da eleição para prefeito, mais de 76% dos entrevistados consideram as redes sociais como fatores importantes nas campanhas políticas e só 10% as veem como "pouco" ou "nada" importantes.
Para além do uso estratégico dos políticos, as pessoas também têm aumentado o uso das redes sociais para se informarem sobre os candidatos. De acordo com a pesquisa, 69,6% dos brasileiros consideram o meio eficaz para essa finalidade, contra 15,5% que acreditam que elas sejam "pouco" ou "nada" eficazes e 14,9% que se mostraram neutros.
Com base nos dados coletados, Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels e da Conexão Vasques, considera que as redes sociais têm um impacto considerável na mudança de voto. Enquanto 52% da população afirma que não mudará a intenção de voto com base nas redes sociais, 47,5% afirma que já optaram por outro candidato a partir do que viram online.