Como OOH pode atrair usuários do transporte público

O avanço da mídia exterior é um fenômeno mundial. O segmento de mídia out of home cresce vertiginosamente no Brasil. Empresas do setor investem maciçamente em novas tecnologias para atingir os consumidores que estão fora de casa, em constante movimentação e, até por isso, com poucas chances de consumir os meios de comunicação tradicionais.

Representante do segmento social que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, a nova classe média compõe o público majoritário da mídia OOH em suas mais variadas plataformas. Pessoas que saem cedo para trabalhar, estudar e voltam tarde para casa acabam utilizando diferentes meios de transporte. As telas e painéis presentes nos transportes públicos tendem a ser cada vez mais a base da informação desse público, transformando-se em TVs fora de casa. Mas como tornar o conteúdo dessas telas e painéis atraentes aos olhos dos usuários? A seguir algumas dicas de como realizar uma comunicação assertiva nestes ambientes:

– Assim que o usuário de transporte público acessa uma estação ou terminal, sua atenção está prioritariamente voltada à informação caminhos e destinos a seguir – mesmo que ele passe diariamente pelo mesmo local, o sucesso de sua locomoção depende desse momento. Portanto, antes e logo depois da virada da catraca, a atenção está voltada quase que exclusivamente para a sinalização e a propaganda pode virar ruído. Aqui, a única comunicação publicitária que pode ser efetiva é a estática – e preferencialmente para as marcas com grande notoriedade e, ainda assim, com mensagens das mais simples. Resumindo, nessa fase da locomoção, um grande logotipo estático de uma marca bem conhecida pode até ajudar a sinalização, mas nada além disso será efetivo. Atenção para algumas dicas de como atrair atenção dos usuários.

1. Dentro do terminal é bastante comum notarmos a presença de painéis digitais nos corredores e escadas rolantes. A recomendação aqui é, apesar da capacidade digital dos painéis, utilizarmos mensagens estáticas, pois quem está em movimento é o usuário do transporte público. E ele não diminuirá a velocidade do caminhar para esperar a conclusão de um spot publicitário.

2. Na plataforma chega o momento da espera. Pode até ser de informação e algum relaxamento, afinal agora é só aguardar o início efetivo da locomoção. As marcas de grande notoriedade devem investir em mensagens mais complexas, como lançamentos de produtos e promoções. Nesse momento, até mesmo as marcas menos conhecidas ganham o seu espaço, afinal temos agora alguns minutos da atenção para transmitir várias mensagens ao nosso público.

3. Dentro do transporte, o usuário tem mais tempo e pode, enfim, dedicar toda a sua atenção à programação das telas instaladas nos carros e vagões. Este é principal momento da comunicação no transporte, no qual a informação, o entretenimento, a prestação de serviço e as mensagens de consumo são a única atração. Quanto mais dinâmica a mensagem, maior será o interesse do público e menor chance ela tem de virar paisagem. Assim, nesta fase, a composição de campanhas digitais e estáticas compõe a fórmula mágica para se comunicar com eficiência agregando a plena compreensão das mensagens à sua frequência de exposição, mantendo as marcas vivas e presentes na vida das pessoas que não têm tempo de consumir os meios de comunicação tradicionais, afinal elas são, diariamente, GENTE EM MOVIMENTO.

*Flávio Polay – diretor Nacional de Vendas da Outernet

Sobre a Outernet – Líder em out of home no Brasil, a Outernet – empresa do Grupo Bandeirantes – engloba soluções de comunicação em transporte público nas principais cidades. Com o intuito de fortalecer uma única marca com os usuários de transporte público, a TV Minuto passou a ser o conteúdo de todos os canais digitais da Outernet. Impacta, mensalmente, acima de 13 de milhões de pessoas por meio de mais de 40 mil pontos (telas e painéis).