Como o WhatsApp pode aumentar a criatividade das marcas
Agências e anunciantes estão criando projetos de comunicação que conectam as audiências por meio de campanhas nos aplicativos da Meta, que levam diretamente para uma conversa no WhatsApp
As campanhas “Áudios mágicos” e “Nosso ano num zap” evidenciam o uso criativo do WhatsApp em projetos que se transformaram em referências mundiais. Ambas as ações foram lançadas no fim de 2022.
Criada pela Ogilvy para Coca-Cola, a primeira convidava consumidores a gravar áudios que formavam o desenho da garrafa do refrigerante no aplicativo da Meta. Com mais de 12 milhões de segundos gravados em áudios, a ideia embarcada com inteligência artificial ganhou Bronze nas categorias Mobile e Brand Experience & Activation do Cannes Lions 2023.
Da David para Lacta, a segunda ação utilizou um chatbot para conversar com os usuários e reunir informações, fotos e vídeos transformados em uma retrospectiva do ano no Reels, que podia ser compartilhada também no Instagram. Mais de 112 mil vídeos curtos foram criados e a iniciativa alçou a lista de trending topic do Twitter, hoje X, com 99% de sentimento positivo nas plataformas sociais.
“Agências e anunciantes estão criando projetos de comunicação que conectam as audiências por meio de campanhas nos aplicativos da Meta, que levam diretamente para uma conversa no WhatsApp”, atesta Laura Chiavone, head de agências da Meta no Brasil. No dia 23 de agosto, a big tech compartilhou práticas de business messaging com representantes de diversos segmentos da indústria e varejo durante o WhatsApp Business Summit Brasil 2023, realizado no Pavilhão Pacaembu, em São Paulo.
Jornada
O alcance vai de mensagens pessoais a soluções que reforçam o papel do WhatsApp como canal de venda. As conversas vão além de campanhas publicitárias. “Ele é um encurtador de distância entre marca e consumidor, facilitando a comunicação, com a linguagem do dia a dia. Especialmente em um país como o Brasil, se torna um grande e acessível aliado”, declara Paula Puppi, chief transformation officer do grupo WPP Brasil.
Com cerca de 120 milhões de usuários em 2017, o Brasil é um dos países com a maior penetração do WhatsApp. Parte cada vez mais relevante da jornada de consumidores e marcas, o WhatsApp “é um canal ainda mais potente quando recebe o aporte da criatividade”, insiste Laura. Ao se conectar ao CRM, logística e estoque das empresas, a plataforma de negócios do app permite gerar conversas personalizadas em escala, atraindo negócios potencializados por inteligência artificial.
Leia a íntegra da matéria na edição do dia 28 de agosto de 2023