Como os brasileiros enxergam o Dia do Publicitário
O PROPMARK ouviu publicitários brasileiros para saber o que significa para eles o Dia do Publicitário, comemorado neste 1º de fevereiro. A reflexão de Mentor Muniz, sócio e CCO da Bullet, por exemplo, mostra que há uma preocupação real com os desafios que a atividade enfrenta nos dias de hoje, como a própria crise econômica, a relação com os clientes, a questão das concorrências e prêmios. Mas teve também aqueles que exaltaram a profissão, lembrando que hoje é o dia de celebrar quem está por trás da construção das marcas, ajuda a inspirar as pessoas e a formar uma imprensa livre.
Confira os depoimentos:
“Todo dia é dia de você conviver com marcas que passaram a fazer parte da sua vida. Você confia nelas, consome, você ri e chora, se entretém. Elas passaram a ter comportamento de pessoas, com opinião, ponto de vista, papel social, voz e atitude. Todo dia isso pode ser percebido e atestado. Mas, apenas um dia a gente celebra quem está por trás, quem dá vida e constrói essa realidade: o publicitário. Parabéns pra nois!” – Marcio Oliveira, CEO da Lew’Lara/TBWA.
Marcio Oliveira
“O Dia do Publicitário é uma boa oportunidade de questionar, pensar e começar a enfrentar os inúmeros desafios que temos pela frente, ainda mais num período de crise como o atual. Pensar em como reformar o modelo de relação com os clientes, baseado em concorrências. Pensar em um peso mais adequado às premiações. Pensar em como estamos lidando com as gerações mais seniores e experientes de nosso ofício” – Mentor Muniz Neto, sócio e CCO da Bullet.
Mentor Muniz Neto
“Confunde-se publicitário com vendedor, confunde-se publicitário com artista. Para mim publicitário, o bom publicitário é aquele profissional que inspira seus clientes a tomarem decisões progressistas, que tragam resultados comprovados para os negócios e para as pessoas. É o mensageiro das boas novas, por vezes da solução mais óbvia e que ninguém até então enxergou. O Dia do Publicitário é a boa data para refletirmos sobre esse nosso papel. E, para nós da Rino, ainda mais, pois amanhã, 2 de fevereiro, celebramos 54 anos de existência saudável, viva, feliz, independente, seguindo com honra e orgulho o DNA de origem desta casa, deixado como legado pelo nosso fundador” – Fernando Piccinini é VP de criação da Rino Com.
Fernando Piccinini
“O Dia do Publicitário é o dia em que deveríamos comemorar a fusão dos profissionais da arte com os profissionais da ciência. Essa união gera uma comunicação criativa, relevante e geradora de negócios para as marcas” – Fabio Saad, VP de Mídia da Wunderman.
Fabio Saad
“O Dia do Publicitário é uma boa oportunidade pra gente repensar como queremos ser vistos pela sociedade. Já reparam que vira e mexe tem uma notícia ruim com o sujeito da ação aparecendo como ‘publicitário’? Isso realmente denigre o que a minha mãe pode pensar dos meus colegas. Sugiro que uma das duas coisas aconteça. 1) Ou a imprensa cita a profissão de todo e qualquer arrolado em confusão, exemplo: Fulano de Tal, matemático, foi preso por X motivo OU 2) Talvez seja hora da gente mostrar mais relevância ao evidenciar que nosso trabalho contribui para uma sociedade mais forte, colocando em pauta assuntos diversos, que vão de vacinação a desarmamento, passando pela formação de consumidores mais conscientes, pelo papel da propaganda para o fortalecimento de uma imprensa livre, além de uma série de outros fatos que encheriam diversos parágrafos como este” – Aricio Fortes, CCO da DM9DDB.
Aricio Fortes
“A data é importante para lembrar como a publicidade possibilita a comunicação de produtos, serviços, empresas e a divulgação das invenções. É nessa profissão que eu me realizo, onde transformo também a minha realidade e posso acreditar nos sonhos que permitam a todos alcançarmos um mundo melhor” – Marcia Esteves, COO da Grey Brasil.
Marcia Esteves