Como os brasileiros estão se comportando no e-commerce

Estudo apresentado pelo Mercado Ads apontou para um aumento de 12,5% nas vendas da América Latina, em 2023

O Mercado Ads apresentou os dados de um estudo que explora o comportamento do consumidor no e-commerce, destacando o valor do First Party Data e a ascensão do retail media.

De acordo com a pesquisa, baseada em dados coletados do Mercado Livre, o e-commerce se tornou uma fonte crucial de busca e compra para os consumidores e, através do retail media, oferece uma oportunidade para as marcas construirem uma comunicação que gere conexão real com a audiência.

"Este relatório comprova o poder transformador do First Party Data, fornecendo insights que ajudam marcas e vendedores a otimizar suas estratégias e se conectar de maneira mais eficaz com suas audiências. Este relatório é apenas um teaser de tudo o que é possível fazer com Mercado Ads, destacando-se como um grande diferencial competitivo", explicou Mario Meirelles, Diretor Sênior de Mercado Ads.

Segundo os dados, o Mercado Livre teve um aumento de vendas de 12,5% na América Latina, em 2023, além de ter atraído 145 milhões de usuários em potencial na região, com 80 milhões sendo apenas do Brasil.

Além disso, oito em cada 10 buscas começam em uma plataforma de e-commerce. A pesquisa também mostrou que o brasileiro aumentou o tempo gasto nos aplicativos de compra em quase três vezes.

Recorte geracional
Entre os pontos apresentados pelo levantamento, estão as diferenças de utilização da plataforma de compra de acordo com a faixa etária. Segundo a análise, a geração Baby Boomer, por exemplo, apontou para uma preferência nas buscas por eletrodomésticos, itens para casa como móveis e decoração, além de terem aumentado em 60% os gastos com alimentos e bebidas.

Já a Geração X gasta 60% a mais em músicas, filmes e seriados, possuindo um ticket médio acima da média. Enquanto isso, os Millennials representam mais da metade do faturamento do Mercado Livre, com destaque para itens de construção e artigos para bebês, que tiveram um aumento de 30%.

Por fim, a Geração Z é a que mais cresce no Mercado Libre, representando um aumento de 48% nos gastos, principalmente em itens como celulares e tecnologia.