Diretores de vendas do Spotify no Brasil explicam como a plataforma aproveita a temporada de shows para aproximar as marcas do público

A temporada de festivais de música começou e o primeiro passo será dado nesta sexta-feira (22), com o início do Lollapalooza Brasil 2024, que irá acontecer no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

A cada ano que passa, esse mercado tem se mostrado mais aquecido e, de acordo com um levantamento do Mapa dos Festivais, o Brasil registrou um aumento de 54% no número de festivais em 2023, quando comparado com 2022.

Para além dos shows, os festivais também se tornaram verdadeiros expositores de marcas e o Spotify é uma das empresas que enxergou nesse universo a oportunidade de fortalecer ainda mais a sua marca e se aproximar dos usuários tanto no pré-evento, quanto no durante e no pós.

"O Spotify tem uma conexão e sinergia intrínseca com o universo de festivais. Fazemos parte da jornada de consumo de música desse público porque é no Spotify que as pessoas fazem o esquenta para um show, colocam seu artista favorito no repeat antes da apresentação, conhecem um artista novo de um lineup e, mesmo depois do festival, é onde permanecem relembrando os momentos do show de seus artistas favoritos que assistiu", explicaram Priscilla Barsotti e Vicente Carrari, diretores de vendas do streaming no Brasil.

Áudio como ferramenta de pulverização
Se por um lado tem empresas que apostam nos stands e ativações físicas, a plataforma de streaming trabalha com a publicidade em áudio para se promover nesses momentos.

Priscilla Barsotti e Vicente Carrari são os diretores de vendas do streaming no Brasil (Divulgação)

De acordo com os executivos, o aumento no número dos festivais impacta diretamente no mercado de áudio do país e isso se refletiu em 2023, quando a empresa dobrou o número de marcas que fizeram publicidades específicas para estes eventos no Spotify.

A empresa apontou que entre os setores que mais investem na publicidade relacionada a festivais de música estão a indústria de Bens de Consumo Embalado (CPG), Finanças e Viagens. Em relação ao aumento no investimento na publicidade no Spotify, além da CPG, o streaming também cita a indústria de Entretenimento e Restaurantes fast food (QSR).

"Temos uma equipe criativa e de executivos internos robusta que consegue identificar e assimilar as necessidades das marcas e oferecer ativações e campanhas personalizadas de acordo com suas necessidades e a sinergia com os tantos festivais que acontecem no Brasil", ressaltaram os executivos.

Ainda de acordo com os executivos, a publicidade em áudio é uma ferramenta poderosa para fixar a lembrança de uma marca na mente do público e, por isso, que as marcas tem investido cada vez mais na ferramenta.

A informação é comprovada quando se leva em consideração o estudo Europe Digital Audio Advertising Report 2023, produzido pelo GroupM Nexus em parceria com o IAB Europe em 2023, que apontou que dois terços dos anunciantes (66%) afirmaram que pretendiam investir mais em publicidade de áudio digital nos próximos 12 meses.

O levantamento ainda apontou que o que estaria motivando as empresas a investirem nesse meio é a capacidade de criar planos de meios mais amplos (65%), aumentar brand awareness (55%) e atingir públicos específicos (48%).

"A música é a joia da publicidade e fazemos parte da jornada de consumo de música desse público. Quando um momento emocionante ocorre, ele geralmente chega ao Spotify na forma de música, listas de reprodução e podcasts. E quando estes momentos culturais decolam na plataforma, podem gerar um impacto duradouro e atingir um público global", afirmaram Priscilla e Vicente.

Com isso em mente, o Spotify atualmente conta com uma equipe criativa e de executivos que consegue identificar e assimilar as necessidades das marcas e oferecer ativações e campanhas personalizadas de acordo com a necessidade de cada um.

Formatos
São muitas as formas em que as marcas podem se aproveitar do áudio para se comunicar com seus públicos e, para os festivais, o streaming explica que aposta nas mídias padrões como vídeo e display por serem formatos com "ótimas taxas de cliques (CTR) com 1% e média de CTR acima de outros veículos".

Além destas, o Spotify também aposta em playlists do line-up do evento e Digital Experience, que conta com a inteligência de dados para gerar essas listas de músicas e engajamento com os consumidores.