Como se 'dar bem' nas redes sociais

Já passou o tempo em que as redes sociais eram voltadas apenas para diversão. Atualmente, são verdadeiros termômetros para entender o que estão falando sobre sua marca, analisar a concorrência e criar novas estratégias de marketing. Se antes as empresas temiam entrar nas redes, hoje estar ativo deixou de ser uma escolha e virou uma necessidade. Não basta apenas apresentar o produto, é preciso compartilhar, ganhar curtidas, fãs e interagir com os consumidores.

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Alessandro Visconde, Antonio Mafra e Thiago Regis

Só o Facebook, por exemplo, atinge, diariamente, 62% dos acessos em todo o país. A rede social já ultrapassou o número de acessos diários do Google no Brasil, segundo o IBGE. Entre os usuários, 42% declaram usar esses canais para recomendar uma marca a amigos ou parentes, o que coloca o país como o mais engajado em indicar produtos ou serviços para seus contatos na internet. Por isso,  as empresas precisam trazer assuntos relevantes para um público exigente, que influencia positivamente ou negativamente no futuro de sua marca.

Para se dar bem nas redes sociais e conseguir engajamento, confira algumas dicas que dão certo e vão impulsionar sua marca:

Monte uma estratégia que tenha tudo a ver com sua marca

Não adianta apenas fazer uma conta nas redes sociais e postar milhares de informação. Dessa maneira, seu conteúdo pode nem chegar ao público alvo. Portanto, para promover sua marca é necessário ter objetivos distintos e mensuráveis, planejar um calendário de conteúdo e ter uma linguagem para cada mídia. Para Antonio Mafra, sócio-diretor da agência Cyrk, ao começar a fazer o plano de comunicação é necessário entender a fundo o ecossistema em que a marca está envolvida. “Qual relação com consumidores, fornecedores, parceiros e etc. Entender como a empresa se relaciona com a sociedade. Lógico que mapeando já grandes oportunidades, mas acima de tudo os pontos a serem melhorados”, explica.

Conheça e valorize seu público

Criar estratégias que humanizem as relações da sua marca com o público é o que traz mais resultados em termos de engajamento e fidelização. Por isso estude quem é o público alvo da sua marca, o tipo de linguagem que falam, a faixa-etária e os horários que mais estão nas redes. Além disso, procure publicar conteúdos que gerem comentários e tenha um profissional para responder as dúvidas dos leitores. Segundo Alessandro Visconde, CEO da agência iFruit, as marcas precisam estar atentas e abertas a elogios e a críticas. “Analisar o que esta sendo postado é fundamental para a marca e responder as  postagens  significa que você está dando a devida atenção ao seu público”.

Não poste qualquer coisa! Invista em conteúdo de qualidade

Interagir é fundamental para sua marca ganhar seguidores. Por isso, fale a mesma língua, converse e não poste apenas fotos de produtos e novos preços. Atualmente, os consumidores dão valor para páginas que tragam o inusitado e conteúdos relevantes e que estejam no auge. Para o especialista Alessandro Visconde, o investimento da marca deve estar ligado também em assuntos do momentos e estar antenado com o que acontece no mundo. “A marca pode mostrar solidariedade e apoiar algumas causas.  O importante é movimentar as redes com assuntos diversos mostrando interatividade, criatividade e inteligência e fazer com que seu público sinta-se parte da sua página”.

Seja Criativo 

As marcas precisam ter uma postura mais solta nas redes sociais. Alguns exemplos de fanpage mostra que rede social é o lugar onde a criatividade é essencial para alavancar a marca. O diretor de Arte e Novos Negócios da agência Pílula Criativa, Thiago Regis, recomenda abusar de imagens impactantes e pensar em exatamente como se você estivesse do outro lado, recebendo aquela informação. Para ele, é necessário fazer algumas perguntas como: Quais ações você tomaria? Como você se sentiria se recebesse este conteúdo? “As campanhas de vídeo tem trazido grandes resultados positivos para as empresas que investem, além de retorno financeiro quando o número de visualizações é alto. Já falando das campanhas através de imagem, seu compartilhamento é muito mais rápido e amplo quando de fato é uma campanha com alto poder”, ressalta Regis.

Invista em real time

O real-time marketing é um bom exemplo de estar atento ao seu público para possíveis tomadas de decisões que dão certo. Antonio Mafra acredita que esse tipo de ação deve movimentar mais em que a percepção do consumidor traz muitos insumos e aprendizados importantes. Por isso, a dica é estar preparado para aproveitar as oportunidades que podem surgir a qualquer momento  é o ponto de partida para um bom posicionamento em tempo real. Um exemplo de real-time marketing que deu certo foi executada pela marca americana de biscoitos recheados Oreo que, durante a transmissão do Superbowl – final do campeonato de futebol americano. A Oreo contava com uma equipe estruturada e atenta para criar ações rápidas durante a transmissão. No decorrer do evento esportivo mais importante dos EUA, acabou a luz. Alguns minutos depois a marca tuitou “Power out? No problem.” (Sem luz? Sem problemas) e abaixo da frase havia uma imagem mostrando o biscoito mergulhando no leite, uma forma comum de consumir o produto Oreo, o e a frase frase: “You can still dunk in the dark” (Você ainda pode mergulhar no escuro).