ComoSeFaz.TV reúne conteúdo e capta patrocínio

Se você tem uma ideia para a produção de uma minissérie, websérie ou documentário, mas ainda não conseguiu viabilizá-la, o portal ComoSeFaz.TV pode ser um intermediário interessante. Lançado em novembro do ano passado, o portal se posiciona como um hub de curadoria estratégica em conteúdo de mídia com foco em produção audiovisual. O portal reúne conteúdos divididos por áreas de interesse, como alimentação, bebidas e automóveis, e que têm potencial para serem vendidos e funcionam como uma espécie de isca para os patrocinadores.

“Montei uma consultoria em mídias eletrônicas, auxiliando autores, patrocinadores e emissoras. É uma cadeia que abrange desde o criador do projeto até a exibição e o patrocinador, tudo por meio do portal”, afirma Sandra Freitas, sócia e diretora-geral da ComoSeFaz.TV.

Com quase 30 anos de carreira na área de RTV, a publicitária diz que as agências não investem mais nesse departamento e por isso decidiu criar o ComoSeFaz.RTV, um braço da empresa que presta consultoria principalmente às agências de publicidade, gerenciando as etapas de realização de produções até a entrega do produto final.

Outro braço da consultoria é a ComoSeFaz.Global, que coordena projetos audiovisuais internacionais e também oferece coprodução e suporte para as produções no Brasil ou no exterior. Mas Sandra avisa que não concorre com as produtoras. “Somos parceiros. Não tenho nenhuma intenção, neste momento, de ser uma produtora e produzir conteúdo. Eu só conecto todas as pontas e faço a inteligência do projeto”, explica.

Um dos projetos a que Sandra presta consultoria e vem crescendo na web e se expandindo para outras plataformas é o “A nossa jornada”, ideia da roteirista Renata Quintella, que sai às ruas perguntando para as pessoas “o que eu posso fazer por você agora?”. “Depois da divulgação do projeto no ‘Fantástico’, a página dela no Facebook, que estava com 12 mil views, passou para 50 mil”.

Aproveitando o boom do entretenimento no mercado, a publicitária explica que a empresa negocia todo o projeto e ganha 15% em cima da negociação. A consultoria envolve planejamento, captação de patrocínio, indicação do formato mais adequado para a exibição do conteúdo em TV, cinema ou internet e até plano de mídia.

“O portal é na verdade uma ferramenta para ficar nas mãos dos patrocinadores e emissoras. Os projetos serão produzidos a partir do momento que um patrocinador e uma emissora se interessarem. As emissoras têm filas de projeto, mas são só ideias, e uma ideia para chegar a um projeto tem todo um caminho, tem que ser pensada e tratada. Eu levo junto, inclusive, um plano de mídia para que a agência desse cliente também ganhe. Esse serviço é inovador, não tenho dúvidas de que vai ser um boom”, reforça Sandra, que conta com uma equipe  multidisciplinar, entre profissionais de planejamento, mídia, pesquisador de tendências, produtor cultural, diretor de criação, redator e designer. “É uma equipe que decupa a ideia e olha de que forma ela pode ser aplicada, qual o patrocinador mais adequado para comprar a ideia, qual o DNA para a adequação de mídia. A gente formata, vê qual a melhor lei para aplicar e dá todas as soluções para executar a ideia”.