Companhia aérea viraliza com ação de descontos para ‘DNA Mexicano’

Reprodução

Para a companhia aérea, muitos americanos não estão cientes de que compartilham raízes mexicanas

Os Estados Unidos são o principal destino de viagens internacionais partindo do México. No entanto, o interesse de cidadãos americanos em conhecer o vizinho latino não é o mesmo. A situação se intensificou ainda mais nos últimos anos com as políticas do governo Trump e as crescentes tensões em relação a questões migratórias.

Diante de todo esse cenário, a AeroMexico se propôs a um desafio: Como aumentar os voos para o México se uma grande parte dos americanos não gostam do país? Para a companhia aérea, grande parte dessa aversão se deve ao fato de que, mesmo com a enorme quantidade de imigrantes que os EUA recebem desde meados de 1800, muitos americanos não estão cientes que compartilham raízes mexicanas.

Pensando nisso, a Ogilvy, agência que atende a empresa, criou uma ação chamada “Descontos de DNA”, que oferece benefícios em voos para o México de acordo com a porcentagem de ancestralidade de cada passageiro – por exemplo, se um passageiro possui 30% de herança mexicana, ele tem 30% de desconto no valor da passagem.

A promoção é válida para os estados do oeste americano. Para divulgá-la, a equipe da AeroMexico foi até a cidade de Wharton, no Texas, para saber a opinião dos moradores sobre o país. A maior parte dos entrevistados afirmou não gostar da nação e não ter nenhuma intenção em viajar para lá. “Me deixem aqui em paz e mantenham aquele pessoal no lado deles da fronteira”, disse um deles.

No entanto, todos eles concordaram em fazer um teste de DNA que revela a ancestralidade (ou seja, a região do mundo de onde vieram seus ancestrais), e souberam os resultados em frente às câmeras.

As reações surpreendem e estão fazendo sucesso na internet. A campanha não é nova, mas ganhou relevância na mídia esta semana. Confira o vídeo:

Essa não é a primeira vez que o recurso de DNA de ancestralidade é utilizado na publicidade. Em 2016 a Momondo, website de comparação de voos, hotéis e carros para aluguel, criou a campanha Let´s Open Our World (Vamos Abrir Nosso Mundo, em português). Na ocasião, pessoas de diferentes etnias que se mostravam orgulhosas de suas nacionalidades descobriram novas origens no vídeo emocionante que pode ser assistido abaixo: