Por meio de comunicado publicado na primeira página da edição desta segunda-feira (25) da Gazeta Mercantil, o empresário Nelson Tanure, controlador da Companhia Brasileira de Multimídia, anuncia oficialmente que desiste de continuar editando o jornal especializado em economia a partir do dia 1º de junho.
Após seis anos de parceria, o título retorna para as mãos de Luiz Fernando Levy. A situação da Gazeta Mercantil é dramática. A folha de pagamentos dos seus funcionários está atrasada e a quitação das prestações de dívidas trabalhistas, estimadas em R$ 200 milhões, idem.
O rompimento da CBM com a Gazeta Mercantil também contempla as perdas de causas judiciais que ajudam a multiplicar os problemas de gestão. No comunicado, a CMB se coloca à disposição para “colaborar no que estiver ao seu alcance para que o grupo econômico Gazeta Mercantil dê continuidade, sem interrupção, na publicação do jornal Gazeta Mercantil a partir de 1º de junho, reafirmando de público essa sua disposição de colaboração- que entende ser do interesse daquele grupo econômico, de seus funcionários, dos assinantes, dos leitores e do público em geral”.
A CBM edita o Jornal do Brasil, no Rio de Janeiro, e também as revistas Gula, Uma e Fluir, do portifólio da Editora Peixes, que descontinuou no ano passado a publicação da Set, Terra, Speak Up, Habla!, Dom e SKT. Tanure também tentou incorporar a revista Isto É e não foi feliz na gestão do canal de televisão CNT.