Completando cinco anos, revista Piauí consolida crescimento

A revista Piauí completa este mês cinco anos de circulação, reafirmando-se como uma publicação crítica, polêmica e com textos que beiram ao gênero literário. Suas capas são um capítulo à parte e sempre relacionadas ao humor. “Quando decidi criar a revista não havia no mercado brasileiro nenhuma publicação voltada para esse tipo de narrativa, de textos de não-ficção, não necessariamente voltados para a notícia quente, que dão tanta importância ao tema quanto à forma, à maneira de contar. Não achava graça em ser forçado a ler essas coisas numa língua que não era a minha. Daí, criei a Piauí”, conta João Moreira Salles, publisher da revista.

Para Salles, o balanço desses cinco anos é bom. “Temos um jeitão que as pessoas já reconhecem. Nossos leitores são extremamente leais à revista, o que pode ser verificado pela nossa taxa de conversão, que é altíssima. Mesmo não sendo uma publicação de tiragem expressiva, repercutimos bastante, a ponto de, muitas vezes, informarmos o debate nacional. Acho que hoje somos relevantes e chegamos lá sem nenhuma sisudez, tanto assim que a revista é meio inclassificável, pois nela convivem o mais deslavado e tolo humor com perfis sérios, de alta qualidade jornalística. Essa receita é interessante, pois torna a Piauí pouco previsível”, diz.

Raphael Jessouroun, diretor comercial da Piauí, diz que a revista se consolidou no mercado e o número de leitores tem crescido ano a ano, tanto em bancas quanto assinaturas. De acordo com o IVC (Instituto Verificador de Circulação), a circulação de Piauí, que tem edição mensal, é de 40.134 exemplares pagos. “A maior novidade para 2012 é nossa versão para tablets, com um único patrocinador”, comenta.

No campo da publicidade, Jessouroun afirma que a maior dificuldade é achar uma “caixinha”, já que o título não pertence a um segmento específico. “Eu diria que é um segmento de interesse geral, o que não facilita em nada na hora de programar o título”. Ele acrescenta que o faturamento vem crescendo acima da média de mercado de revistas mensais.

Segundo o executivo, a edição comemorativa tem 34 páginas de publicidade, que representa 15% a mais que a do ano anterior. Para os próximos anos, Salles adianta que o projeto é ter “uma revista capaz de estender para o campo da cultura o que já conseguimos realizar no terreno dos perfis e reportagens políticas”. A Loja Comunicação criou uma campanha para comemorar os cinco anos da Piauí com comercial, anúncios, spots e ação promocional no Facebook.

por Kelly Dores