Comportamento online: asiáticos compram mais, latinos só navegam
Aproximadamente metade dos usuários de internet globalmente está planejando fazer uma compra online no próximo semestre, de acordo com o Nielsen Global Survey of E-commerce. Entretanto, existem particularidades regionais que mostram mais ou menos interesse de internautas de uma região na compra ou comparação de preços na web.
A pesquisa, que uniu 30 mil internautas em 60 países, mostra que o tráfego nas lojas virtuais é o maior nas regiões da América Latina e Ásia Pacífico, mas a taxa de conversão mostra que os asiáticos são os mais diretos na compra, enquanto os latinos “enrolam” mais navegando e acabam não finalizando a aquisição. As duas regiões tiveram os maiores scores em 22 categorias. Na divisão por países, a China parece ter o mercado mais maduro.
Nos Estados Unidos e na Europa, a venda pela web é classificada apenas como mais um canal que disputa o market share, enquanto o setor ainda engatinha na África e Oriente Médio. O estágio inicial do segmento na América Latina chamou a atenção de John Burbank, presidente da área de iniciativa estratégica na Nielsen. “Outras barreiras residem no acesso à web, frete, impostos e logísticas complicadas”, disse.
Na análise por produto, passagens aéreas (48% dos consumidores pretende comprar), roupas (46%) e reservas de hotel (44%) são os mais buscados. Cosméticos (31%) e higiene pessoal (31%) também figuram na lista.