Compras in-app dominam segmento mobile

 

As compras feitas dentro de aplicativos móveis gratuitos já representam quase 100% da receita dos serviços de distribuição desses programas, mostra um estudo divulgado recentemente pela Distimo. No Google Play, das plataformas Android, essas compras representaram 98% da receita, enquanto na App Store, da Apple, a fatia foi de 92%.

Os números correspondem ao mês de novembro de 2013 e representam um crescimento significativo desde janeiro. No início do ano, as compras chamadas in-app representavam 89% da receita do Google Play e 77% da App Store. Com isso, a participação dos aplicativos pagos caiu de 11% para 2% na plataforma do Google e de 33% para 8% na da Apple.

Ainda de acordo com a Distimo, a App Store ainda está na frente em termos de receita, mas o Google Play ganhou espaço durante o ano. Em janeiro, a plataforma Apple respondia por 70% da receita com aplicativos, mas em novembro a fatia foi reduzida a 63% devido ao salto de sete pontos percentuais do Google Play, que chegou a 37%.

O eMarketer estima que, para jogos em particular, 41,4% da receita, incluindo anúncios dentro dos games, partiu de compras in-app em 2013. Esse índice deve crescer para 47,5% até 2017.