Criar e desenvolver a cultura do marketing dentro do agronegócio. Este é objetivo da Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e do Canal Rural, principal emissora do agronegócio do País, que firmaram parceria inédita para criar o programa “Comunicar e Crescer” na televisão voltado para o setor.

O lançamento do projeto aconteceu na última terça-feira (1º), no estande do Grupo RBS/Canal Rural na Expointer 2009, um dos principais eventos do agronegócio na América Latina realizado anualmente em Esteio (RS). Na ocasião, aconteceu o “2º Seminário Comunicação e Marketing no Agronegócio”, com transmissão ao vivo pelo Canal Rural. Dalton Pastore, ex-presidente da Abap, participou por videoconferência, e o publicitário Stalimir Vieira conduziu a mesa-redonda.

O programa “Comunicar e Crescer” será apresentado por Stalimir Vieira e já tem a primeira cota de patrocínio vendida para Petrobras. Será exibido aos sábados, às 20h. De acordo com Stalimir, o “Comunicar e Crescer” do agronegócio é uma extensão do projeto de mesmo nome, criado pela Abap em 2005 para levar aos pequenos e médios empresários o domínio dos segredos do marketing e o acesso à comunicação.

Os números do projeto são surpreendentes. A Abap já realizou mais de 200 seminários, em mais de 70 cidades brasileiras, assistidos por cerca de 60 mil pequenos empresários. A cartilha do projeto que pode ser acessada via site já foi liberada para mais de 100 mil impressões.
“A ideia de desenvolver o marketing no agronegócio é motivada pelo fato do setor representar quase um terço do PIB brasileiro, movimentando R$ 698 bilhões por ano, respondendo por 37% de todos os empregos do Brasil e investir cerca de 0,02% do PIB em comunicação”, comentou Nilson Moyses, diretor de mercado do Canal Rural. “Não condiz com a realidade. Há um gap aí. A propaganda ainda é vista como custo e não como investimento”, complementou.

Segundo o diretor geral do Canal Rural, Donário Lopes de Almeida, ainda há um enorme espaço de crescimento quando o assunto é marketing. “Os pequenos produtores não têm acesso às informações do marketing e técnicas de como promover melhor os seus produtos. Então, o programa é uma forma de disseminar esses conhecimentos de maneira didática, mostrando cases de sucesso”, contou Almeida. O grande objetivo, segundo diretor do Canal Rural, é dar acesso aos pequenos produtores às ferramentas do marketing. Ele adiantou que a ideia é, em breve, gerar interatividade através do telefone e da internet.

“Tenho certeza de que vai criar uma demanda por uma interação e vai ser criado o quadro ‘Stalimir responde’, por exemplo”.

por Ana Paula Jung