Comunidade LGBTQIA+ está mais conectada, diz estudo da Nielsen
Pesquisa da Nielsen Brasil, em parceria com a Toluna, mostra que a comunidade LGBTQIA+ está mais conectada e consome avidamente o conteúdo das plataformas de streaming de vídeo.
Segundo o levantamento intitulado “Comunidade LGBTQIA+: o que está em foco?” – que revela os hábitos e as tendências de consumo digital desse público, 81% dos respondentes do grupo LGBTQIA+ afirmam consumir streaming com alta frequência semanal. A comunidade tem a maior presença em todas as plataformas, com preferência para o YouTube, seguido pela Netflix e Amazon Prime Video.
“Acompanhamos que o streaming é um hábito muito comum entre os brasileiros, porém, em relação às pessoas que não fazem parte da comunidade, a maioria dos membros de LGBTQIA+ declara assistir com alta frequência na semana. Esse é também um público bastante conectado e isso reflete na forma como ele avalia e interage com as marcas”, ressalta Sabrina Balhes, líder de Media Measurement da Nielsen Brasil.
Com maioria entre 18 e 34 anos, esse público tem alto nível de acesso à internet fora de casa e, para isso, recorre mais aos smartphones. Esses aparelhos são os mais utilizados para acessar a internet, seguidos por notebooks, sendo grande parte da conexão realizada após às 22h para acompanhar as notícias por meio de sites ou aplicativos e realizar compras online – atividades apontadas como as principais entre os que não participam da comunidade. Forte consumidor de tendências, esse público é o que mais acompanha conteúdo de TV, principalmente maratonar séries via streaming, e também produzidos por influenciadores, indicando oportunidades para o mercado de marketing de influência. Segundo a pesquisa, a comunidade tem um hábito bastante consolidado de realizar compras online, sendo alimentos, vestuário e bebidas os principais produtos procurados por ela nas últimas semanas.