Conar abre processo contra campanha "Digitau" após reclamações

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) abriu nesta terça-feira (26) processo para julgar a campanha “Digitau”, após receber reclamações de 15 consumidores. Os consumidores consideraram que o comercial pode induzir as crianças a escreverem errado.

A campanha multimídia foi criada pela Africa para o banco e lançada na primeira quinzena de janeiro. O processo pode começar a ser julgado ainda na primeira reunião do ano do Conar, em 18 de fevereiro, ou a partir de março. Tanto agência como anunciante estão sendo notificados nesta quarta-feira (27).

No momento, ainda não há nenhuma medida cautelar para que o comercial seja retirado do ar, a não ser que o próprio anunciante queira fazer isso.

“Digitau” é a nova assinatura para as plataformas digitais do banco, tanto que no filme imagens mostram as letras em diversos aparelhos eletrônicos. Crianças também cantam “Ele é o ‘Di’/ ele é o ‘Gi’/ ele é o ‘T’ o ‘A’ e o ‘U’/ Ele é o Banco Digital/ Ele é o Banco Itaú”.

O Itaú respondeu que “a campanha tem como objetivo promover os canais de atendimento digitais do banco, retratando situações cotidianas nas quais os clientes do Itaú ganham tempo ao utilizar os aplicativos do banco no celular. Nos materiais da campanha reforçamos que digital é com “L” – a forma ortográfica correta – e que digital com “U” é apenas um jeito bem-humorado e publicitário de apresentar o novo apelido do Itaú para sua atuação no mundo digital.”

Relembre o comercial:

Nota atualizada às 9h de 28/01/2016