Conar abre processo e vai avaliar comercial de O Boticário

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) aceitou a denúncia de três consumidores e abriu um processo para avaliar a atual campanha da marca O Boticário criada pela AlmapBBDO, que começou a ser veiculada em dezembro. O comercial, que mostra o momento da assinatura do divórcio de três casais, incentiva que as mulheres usem maquiagem para manter a autoconfiança.

Enquanto uma parte do público reagiu positivamente, outra ala considerou o filme machista. O Conar, que deve julgar o caso apenas em fevereiro, esclarece que abriu o processo para atender as denúncias e agora irá receber a defesa da marca e analisar a campanha. O órgão informa que irá analisar tanto as opiniões contrárias quanto os elogios recebidos pelo vídeo antes do julgamento.

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Em comunicado, O Boticário alega que a intenção é promover o empoderamento feminino e ajudar as mulheres depois do divórcio. “Acreditamos que a beleza é um estímulo para recomeçar, transformar e abrir novos caminhos, até mesmo nas decisões mais difíceis da vida”, diz a empresa.

O contraponto levantado pelos mais críticos é que o comercial vende a ideia de que os homens não se sensibilizam com o fim do casamento, como se a dificuldade fosse apenas para as mulheres, e que a beleza estética seria o fator mais determinante para o sucesso do relacionamento entre um casal.

No ano passado, O Boticário também teve um comercial analisado pelo Conar. O filme de Dia dos Namorados que mostrava casais homossexuais gerou polêmica, mas o órgão julgou que o comercial não havia cometido nenhuma infração e que apenas retratava a realidade. 

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