Conar e ESPM fazem alerta sobre censura no Brasil
Criação do Conselho Nacional de Jornalismo, do Conselho Nacional de Comunicação, do 3º PNDH (Programa Nacional de Direitos Humanos), restrições à publicidade e o impedimento pela justiça do jornal O Estado de S.Paulo publicar matérias sobre o empresário Fernando Sarney, foram algumas das medidas que propuseram censura aos meios de comunicação no ano de 2009, sempre rechaçadas pela sociedade civil.
Essa movimentação nefasta motivou o Centro de Referência sobre Liberdade de Expressão, instituição mantida pelo Conar – Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária, e pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, a encomendar à F/Nazca Saatchi & Satchi a campanha “Não deixe o monstro acordar”.
O filme “Monstro”, em versões de dois e um minutos e 30’ segundos, usa técnica de animação e mostra onde está escondido o monstro da censura: em um laboratório secreto, onde deve permanecer. A veiculação será em TV aberta e fechada, nos canais Globo, GNT, Multishow, Sportv, Sportv2 e Universal Channel. A campanha conta também com anúncio em revistas.
Ficha Técnica:
Título: Monstro
Produto: Centro de referência
Especificação: Produção de um filme com 2’/1’/ 30” de duração.
Direção de criação: Fabio Fernandes / Eduardo Lima
Criação: Eduardo Lima / João Linneu
Rtvc: Adriano Costa
Atendimento: Regina Madeira / Laís Cruz
Produtora: Lobo
Direção: Mateus de Paula Santos / João Tenório / Carlos Bêla
Produtor executivo: Alberto Lopes
Montador: João Tenório
Produção: Lobo
Finalização: Lobo
Produtora de som: Tesis
Produtor: Silvio Piesco
Locutor: Itamar Lembo
Aprovação/cliente: Gilberto Leifert / Renata Famelli