Conar julga Antarctica por ação com atriz
Tem crescido cada vez mais o número de artistas que usam seu Instagram para divulgar uma marca ou um produto. Em alguns casos, chegam a embolsar R$ 60 mil para tal prática, como é o caso da atriz Bruna Marquesine, segundo circula no mercado. A atriz, protagonista da novela “I Love Paraisópolis”, da TV Globo, já postou fotos divulgando lançamentos da Fructis, Coca-Cola, entre outros.
Semana passada, porém, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu, em sessão plenária, por unanimidade, que uma ação realizada com a Antarctica fosse retirada da rede social. Segundo a entidade, a iniciativa feria o código de ética da entidade, que proíbe que empresas de bebidas alcoólicas tenham garotos-propaganda que pareçam ter menos de 25 anos, para não incentivar o consumo de menores de idade.
Na postagem, feita em fevereiro deste ano, durante o Carnaval, a atriz aparecia vestida com a camiseta da marca e trazia a legenda: “@AntarcticaBOA Foi bom demais… Muito mais do que você imagina! Amei muito!”. A foto, porém, já tinha sido retirada na página de Bruna, quando a empresa recebeu a primeira notificação da entidade, ainda em fevereiro. Em nota, a Ambev afirmou que segue todas as recomendações do Conar. Mesmo assim, o órgão levou o caso adiante, uma prática comum, que tem como objetivo impedir que a propaganda volte a circular e serve como jurisprudência, segundo o Conar.