Conar sugere mudança em ação do Magazine Luiza

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) decidiu recomendar, em uma sessão realizada na última terça-feira (19), a alteração da campanha do Magazine Luiza, na qual prometia premiar os vencedores com um condomínio de casas. A campanha “Esse condomínio é meu”, criada pela Etco Ogilvy, promete dois prêmios no valor de R$ 1 milhão cada para a compra de condomínios com cinco imóveis, com custo de R$ 200 mil cada unidade.

De acordo com uma nota divulgada pelo Conar, a representação foi motivada por queixas de consumidores. Eles denunciaram o fato do prêmio não ser o anunciado e sim R$ 1 milhão em barras de ouro, quantia insuficiente para construir ou adquirir cinco casas. Além disso, os consumidores apontaram a condição de ilegibilidade do lettering presente nos anúncios e protestaram contra o que consideram sinal de machismo e preconceito, ao minimizar o papel da mulher na família.

Tanto o anunciante quanto a agência defenderam-se no Conar, alegando a conformidade da promoção, tanto do ponto de vista de registro junto às autoridades, quanto do ponto de vista criativo. Segundo eles, o anúncio mostra cena ficcional e lúdica para chamar a atenção do público, e que a aquisição de um condomínio de cinco casas é apenas a sugestão de uso do prêmio. Além disso, o cálculo em que baseiam a sugestão se deu a partir de um estudo do mercado imobiliário, tendo como referência o programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Com isso, o relator do Conar propôs a alteração dos anúncios de forma que não haja dúvidas sobre o fato de que o condomínio é apenas uma sugestão de prêmio e, também, como os consumidores podem adquirir cinco casas com o valor. O relator propôs ainda uma advertência ao anunciante e sua agência em função de terem se utilizado nos anúncios de sobrados como sugestão de prêmio enquanto que o programa Minha Casa Minha Vida, declaradamente usado como referência na campanha, acolhe apenas casas térreas. Ele descartou as denúncias de machismo e preconceito.

Em nota, o Magazine Luiza afirmou respeitar e concordar com as decisões do Conar e acatará suas orientações quanto à campanha “Esse Condomínio é Meu”. “Aproveitamos para reforçar nosso compromisso e o respeito absoluto aos nossos consumidores, com quem fazemos questão de manter um relacionamento transparente e baseado na verdade”, informam.

https://www.youtube.com/watch?v=O8U6E_lm1Cw