Conar sugere alteração em comercial da ABTA

O Conselho de Ética do Conar (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária) decidiu, nesta quinta-feira (19), pela alteração por maioria de votos na campanha “Liberdade na TV” da ABTA (Associação Brasileira de TV por Assinatura). O pedido de abertura da representação veio do CBC (Congresso Brasileiro de Cinema), que entendeu que o anúncio era infundado.

O comercial critica a imposição de uma cota de produção nacional nos canais de TV paga, sugerido pelo Projeto de Lei 29/07, que está em tramitação.

De acordo com o Conar, houve uma intensa discussão sobre a representação 88/08 durante a reunião. Parte dos conselheiros queriam o arquivamento, outra queria a suspensão, mas a maioria decidiu pela alteração de um dos depoimentos que diz que metade dos canais seria obrigada a ter conteúdo nacional, o que não está explícito no PL.

A ABTA informou que a decisão do Conar ainda não foi publicada e que aguarda o seu recebimento para avaliar as medidas que serão tomadas.

Tanto a ABTA como o CBC podem recorrer da decisão.