O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) acolheu, na última sexta-feira (04), medida liminar de sustação de anúncio, impetrada pela Brazil Trading Ltda., empresa da Kia Motors do Brasil, contra a Hyundai Caoa do Brasil.

A medida refere-se aos anúncios intitulados “A notícia que abalou o mercado automobilístico mundial” e “Hyundai. Eleita a melhor do mundo em qualidade entre as marcas de grande volume de vendas”, veiculados na segunda quinzena de agosto último.

O Conar suspendeu as peças depois de a Kia ter acusado a Hyundai de propaganda enganosa. O órgão também notificou, por extensão, a agência Z+, responsável pelos anúncios.

A montadora entrou com ação no órgão no último dia 31, com três acusações. Uma alegava que a campanha da Hyundai sobre o ranking de vendas do Automotive News Data Centre trazia informação equivocada. A segunda refere-se a outro ranking utilizado em peça publicitária pela montadora. Trata-se do J.D. Power 2009 Initial Quality Study, no qual a Hyundai aparece em quarto lugar, atrás de Lexus, Porsche e Cadillac. Nesse caso, a Kia contesta o fato de a concorrente ter ressaltado que está em primeiro lugar entre as marcas de grande volume de vendas (indicando assim que Lexus, Porsche e Cadillac não vendem em grande volume); e o fato de a marca ter indicado que foi eleita a melhor do mundo em qualidade, sendo que o ranking engloba apenas o mercado norte-americano.

Já a outra acusação é sobre o fato de a Hyundai ter chamado a Kia de sua divisão barata em um dos anúncios.
 
Não é a primeira vez que a Kia aciona o Conar contra a Hyundai. Em março deste ano, a marca registrou queixa contra anúncio divulgado pela Hyundai Caoa do Brasil. A peça intitulada “Tucson Imbatível” trazia uma lista dos principais concorrentes da Hyundai, mas deixava de mencionar o Sportage, montado sobre a mesma plataforma do Tucson.

A Kia alegou à época que a peça induzia o leitor a equívocos mercadológicos. O Conar acatou a denúncia e recomendou a retirada da campanha de circulação.

Na Coreia do Sul, as marcas Hyundai e Kia Motors formam um único grupo automotivo, sendo que a Hyndai lidera as vendas no país, seguida pela Kia.

Leia também:

Kia entra no Conar contra Hyundai
Hyundai e Kia Motors entram em guerra na mídia