Conar suspende campanha da Fiat feita pela Leo Burnett

O Conar (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária) suspendeu, em 27 de dezembro, por meio de uma liminar, a veiculação de um filme criado pela Leo Burnett para a campanha de lançamento do Pálio 1.8 R, automóvel da Fiat. Na peça, que faz parte da campanha “Shape” e que tinha como objetivo mostrar que o automóvel está na sua “melhor forma”, foi feita uma alusão a situações vividas pelo personagem Rocky Balboa, no filme “Rocky, um lutador”. O boxeador passa por vários locais da cidade de Filadélfia (USA) e estas passagens foram imitadas pelo automóvel no comercial, incluindo uma cena na qual o lutador sobe as escadarias de uma parte famosa da cidade, imitada pelo automóvel no filme. A alegação do Conar para o ato de suspensão é de que o filme passa uma idéia de direção perigosa e infração às regras de trânsito, como um exemplo não educativo aos telespectadores. Já a Leo Burnett, por meio da diretora de atendimento, Denise Milan, afirma que a proibição foi uma surpresa e alega que o filme é uma ficção e não tem intenção de passar a idéia de um motorista que dirige sem responsabilidade. Em janeiro, a agência entrou com pedido de revisão da liminar que não foi concedido. No início de fevereiro poderá acontecer uma decisão à respeito. A agência também acenou com a possibilidade de haver mudanças no anúncio.