Conar suspende campanha da Gol Transportes Aéreos
O Conselho de Ética do Conar (Conselho de Auto-Regulamentação Publicitária) se reuniu na última quinta-feira (18), em sessão ordinária para julgar dez representações publicitárias que estavam em processos. O Conar decidiu a sustação das campanhas “Gol Transportes Aéreos – Feirão de Passagens Gol” e “Super Feirão Gol”, “Tim Infinity Pós – Compare os planos de cada operadora” e “McDonald´s – Naruto”.
A agência DPZ entrou com uma denúncia de plágio contra a Gol por ações de merchandising criadas pela AlmapBBDO, alegando cópia das ações produzidas pela DPZ para a Azul Linhas Aeras. O Conselho concordou com a denúncia e pediu sustação da campanha, que não está mais no ar, de acordo com a AlmapBBDO o caso não está encerrado, cabe recurso.
Cinco representações tiveram pedidos de alterações, sendo três por unanimidade, entre elas a recente campanha “Redecard – A maquininha mais democrática do Brasil”, em que a Y&R e a Cielo contestaram a veracidade das informações apresentadas na campanha, sobre extensão de cobertura e preferência dos lojistas. Duas representações tiverem pedidos de alterações pela maioria dos votos e duas foram arquivadas.
De acordo com a Assessoria do Conar, a sessão já estava agendada no calendário anual de reuniões do Conselho, por isso foram votados os casos mais urgentes, classificados pela câmara por variáveis como o tempo de resposta e defesa de cada empresa julgada.
por Millena Rodrigues