Gilberto Leifert, presidente do Conar (Conselho de Autorregulametação Publicitária), participou, na última semana, em Buenos Aires, do V Encontro de Organismos de Autorregulação Publicitária da América Latina (Conared), que teve como tema principal o momento vivido pela autorregulamentação nos principais mercados publicitários da América Latina. Estiveram presentes representantes de Chile, Colômbia, El Salvador, México, Paraguai, Peru e Uruguai.
O evento foi encerrado com a aprovação da Carta de Buenos Aires, que reafirma a disposição das entidades em defender a liberdade de expressão comercial, sempre sujeita às normas legais aplicáveis em cada país e aos princípios dos códigos de ética de cada entidade.
Confira a carta na íntegra:
“Ratificação de adesões ao Encontro de Organismos de Autorregulação Publicitária da América Latina (Conared)
Os organismos de autorregulamentação publicitaria da América Latina, agrupados na Conared, recordando os Acordos de Fundação adotados em San Salvador em 30 de novembro de 2007, tendo muito em conta as considerações e compromissos subscritos na Carta do Rio de Janeiro, de 8 de outubro de 2010:
– reiteram sua convicção de que a publicidade é instrumento fundamental para a atividade econômica, da formação de consumidores melhores informados, mais atentos à qualidade dos produtos e serviços disponíveis no mercado, assim como para uma maior integração social;
– renovam seu compromisso com a defesa da liberdade de expressão comercial sempre sujeita às normas legais aplicáveis em cada país e aos princípios dos códigos de ética ditados por cada organismo de autorregulamentação como defensores da publicidade responsável que deve ser buscada por toda empresa anunciante, agência de publicidade e meio de comunicação;
– ratificam sua adesão à Conared como organismo regional, de caráter não governamental, cujos fins substanciais compreendem o de fomentar a autorregulamentação publicitária, impulsionar o intercâmbio de conhecimentos e experiências adquiridas nacionalmente; e incentivar a prática de uma publicidade socialmente responsável;
– celebram a incorporação do Centro de Regulação, Normas e Estudos da Comunicação (Cerneco), do Paraguay;
– os Organismos de Autorregulamentação subscritos felicitam o plano de ação aprovado nesta reunião e se comprometem a somar seus esforços na execução das metas previstas.”