Após seis anos de relacionamento com a Fischer + Fala!, a montadora japonesa Honda iniciou processo de concorrência para a contratação de agência há cerca de dois meses, seguindo praxe da empresa de reavaliar fornecedores de serviços a cada período de três anos. A Fischer não precisou enfrentar o ritual realizado há 36 meses, mas dessa vez compete com mais quatro agências: Y&R, Santa Clara, DM9DDB (que cuida da divisão de motos da marca e que coordenou a comunicação de automóveis no País) e F/Nazca Saatchi & Saatchi.
A verba para simulação de mídia estabelecida no briefing para as apresentações, realizadas nesta semana, foi de R$ 30 milhões. O anunciante deve anunciar o resultado na próxima segunda-feira (02).
A presença da Santa Clara, segundo fonte do propmark, tem interferência direta da Dentsu, agência japonesa que atende parte da Honda, mas que também ostenta a Toyota no seu portfólio de clientes. No Japão não é incomum uma agência atender anunciante do mesmo segmento. No caso da Dentsu, equipes são instaladas em andares separados e completamente blindados. Os crachás de identificação não permitem acesso de funcionários às áreas de trabalho. Faz sentido. Na semana passada esteve no Brasil o executivo Tim Andree, ceo da Dentsu West, que negou compra da Santa Clara, mas afirmou em entrevista exclusiva ao propmark que houve conversas com a agência para atendimento a clientes conflitantes.
publicidade