A plataforma Conexão Paris, dona do blog homônimo buscado por brasileiros que visitam a capital francesa, lançou na semana passada um guia para os interessados na moda parisiense. “Paris, do alto luxo ao luxo acessível” é de autoria da paulistana Dione Occhipint, consultora de moda que percorreu as ruas da cidade para selecionar as lojas e as marcas que fazem a moda na capital francesa.
O guia é dividido em três partes: haute couture (alta-costura), créateurs (luxo acessível e marcas artísticas) e concept stores (multimarcas). Entre as lojas selecionadas, estão as luxuosas Balenciaga, Chanel, Prada e Marc Jacobs, as criativas Isabel Marant, Acne e Majest, além de lojas como LÉclaireur, Colette e a loja de Karl Lagerfeld.
“O brasileiro, quando vai a Paris, vai direto à Louis Vitton e à Chanel. Esse livro explica as marcas clássicas, mas fala também das que fazem a moda francesa”, explica Mariana Berutto, diretora comercial e responsável pela editora Conexão Paris. “Quisemos sair do luxo óbvio”, complementa Lina Hauteville, fundadora da plataforma. O guia tem patrocínio das Galeries Lafayette e está sendo vendido pela internet e na butique da grife francesa Repetto no Shopping Cidade Jardim.
Esse é o quarto livro lançado pelo Conexão e o primeiro de uma série de cinco guias programada para 2014: após o de moda, haverá o “Essencial do Louvre”, um sobre restaurantes, Paris para gays e um sobre Paris para crianças. Os produtos editoriais nasceram da demanda de leitores fiéis, que recorrem ao blog para montarem roteiros e pegar dicas sobre a capital francesa. Hoje eles representam 20% da receita publicitária da companhia, que fatura R$ 600 mil por mês.
Atualmente, o Conexão tem uma audiência de 700 mil pages view por mês e uma estratégia comercial que mescla publicidade, comissão de uma rede de parceiros selecionada e indicada pelo site e serviços personalizados para brasileiros. Os pedidos variam: pode ser a organização de um perfeito piquenique às margens do Senna ou a compra de alianças e objetos exóticos. Um desses incluía uma cela de cavalo. “Somos uma espécie de consulado brasileiro”, brinca Lina.
O valor dos serviços varia de 15 a 300 euros e, embora represente uma parcela pequena do faturamento da empresa, vem crescendo rapidamente. “Ele não é a principal composição da nossa receita. Mas saiu de dois pedidos por mês para cinco serviços por dia”, compara Lina.
A parte publicitária responde pela maior parte do faturamento, 40%. O Conexão tem o apoio das Galeries Lafayette e é o único blog que dialoga diretamente com o marketing da Air France. A plataforma agora ensaia a expansão para as redes sociais. Ela tem 121 mil seguidores no Facebook e começou recentemente a postar no YouTube. “É um canal que está nascendo para nós. Começamos com vídeos para trazer o sentimento de Paris e agora postaremos uma série sobre o que fazer em cada bairro”, diz Mariana. A executiva, que se mudou para Paris em 2010 para montar a estratégia comercial do Conexão, diz que o objetivo é crescer, mas não de maneira descuidada. “Nosso faturamento é pequeno e queremos que continue assim. Não queremos inchar. A Lina ainda está por trás do Conexão e os leitores sentem isso.”