Confiança do mercado cresce em dezembro
O otimismo entre os profissionais do marketing se manteve positivo e até registrou um pequeno crescimento em dezembro, apontam os novos dados do Global Marketig Index do centro de pesquisas Warc. A variação em relação a novembro foi de 0,8 ponto, impulsionada pela melhora das condições comerciais no continente americano. O índice, que leva em conta as expectativas e os orçamentos dos anunciantes, passou de 57,8 em novembro para 58,6 neste mês. Segundo a escala do GMI, um total superior aos 50 pontos indica um sentimento positivo em relação à confiança do mercado.
Nas Américas, o índice subiu 1,3 ponto, chegando a 58,8, enquanto na Europa o crescimento de 0,1 ponto elevou o total a 59,1, recorde para o mês de dezembro. Já na região Ásia-Pacífico houve uma queda de 0,6 ponto, que levou o índice a 57,2. As condições comerciais foram o fator que mais contribuiu para a elevação do índice. Se considerado individualmente, chegou a 62,7 pontos, uma alta de quase cinco pontos se comparado a outubro, quando registrava 57,8.
O maior aumento foi registrado nas Américas, onde o índice deu um salto de 4,2 pontos e atingiu um total de 62,3. Em novembro, já havia sido registrado um crescimento de 3,7 pontos. Na Europa, a pontuação foi de 63, enquanto na Ásia-Pacífico, foi de 61,7. “Os últimos dados do GMI são consistentes em relação ao mês passado e indicam condições melhores para os negócios. Será interessante ver se o índice se mantém estável nos primeiros meses de 2014, já que entramos na temporada pós-fim de ano”, afirma Suzy Young, diretora de dados do Warc.