Confira as 40 empresas premiadas com o Marketing Best Edição Especial 20 anos

A cerimônia de premiação do Prêmio Marketing Best Edição Especial 20 Anos, que acontece nesta quarta-feira (16), destacará a atuação de 40 empresas no mercado nacional, de diferentes segmentos. A solenidade será na Sala São Paulo, com apresentação da Orquestra do maestro João Carlos Martins.

O critério de escolha das empresas levou em consideração nomes que tiveram seus cases premiados nessas duas décadas e que se destacam por suas práticas e ações do marketing moderno.

O prêmio é realizado pela Editora Referência, Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – FGV-EAESP – e  MadiaMundoMarketing.

Conheça um breve histórico das 40 marcas vencedoras:

Avon avança 16%
Desde 2006, os números de mercado da norte-americana Avon no Brasil têm alegrado os executivos da matriz. Após quatro anos estagnada, em 2007, as vendas da companhia cresceram 16% no País. Com a ajuda de personalidades do meio televisivo, entre elas as atrizes Ana Paula Arósio e Grazielli Massafera, a imagem da empresa, até então desgastada e vinculada a produtos de baixo valor agregado, ganhou fôlego. Entre 2005 e o ano passado, houve um crescimento de 279% na verba de marketing, boa parte dela destinada à divulgação de lançamentos, com destaque para o duo de fragrâncias Christian Lacroix, Life, a nova linha de maquiagem, e Ageless Results, antiidade voltado para a classe C. Nos campos da responsabilidade social e do incentivo à cultura, a empresa também atua fortemente com programas específicos de seleção de projetos, o Fundo Viva o Amanhã e Cultura de Vida.

Fiat lidera mercado
Originária da Itália, a Fiat instalou-se no Brasil em 1976, na cidade de Betim (MG). Há seis anos, a montadora é líder no mercado nacional. Desde o início de suas operações, já produziu cerca de 10 milhões de veículos, dos quais quase 30% destinados à exportação. Depois da Itália, o Brasil é o principal mercado da empresa e sedia a maior fábrica de automóveis do Grupo. Aqui são produzidos 30% de todos os veículos da marca vendidos no mundo. A Fiat tem um plano de investimentos que soma mais de R$ 5 bilhões até 2010 para o desenvolvimento de novas tecnologias e novos produtos, além da expansão da capacidade produtiva de sua fábrica. A Leo Burnett faz a publicidade da Fiat desde fevereiro de 1995 e, dentre as campanhas, criou a mais recente sobre o novo modelo Fiat Punto.

Marcas da Alpargatas têm força
A estratégia de marketing utilizada para alavancar as vendas e reposicionar a marca das legítimas sandálias Havaianas é um dos cases mais comentados no meio acadêmico mundo afora. A relevância desse produto para a centenária São Paulo Alpargatas é inquestionável, mas não exclusiva. Diferentes iniciativas foram  utilizadas desde 1907 para atrair a atenção dos consumidores brasileiros para marcas como Conga, Bamba, Kichute, Rainha, Topper, Timberland e Mizuno. Difícil encontrar alguém, com mais de 20 anos, que não se lembre da campanha para a marca US Top, criada nos anos de 1970 e replicada nas décadas seguintes, que tinha o personagem “Fernandinho” elogiado pelo chefe ao usar as “bonitas camisas…”. Personalidades da TV, como o humorista Chico Anysio, e atrizes de novela são costumeiras nas peças de propaganda para os produtos da companhia. Em 2007, a Alpargatas investiu R$ 160 milhões em estratégias de marketing, que incluíram R$ 2,5 milhões na campanha dos 100 anos e US$ 15 milhões para a consolidação da marca Havaianas nos Estados Unidos.

O Boticário

O Boticário chegou aos seus 30 anos em 2007. A pequena farmácia de manipulação aberta no centro de Curitiba, no Paraná, em 1977, é hoje uma das principais empresas de cosméticos do Brasil com aproximadamente 600 itens em seu portfólio. No ano passado, O Boticário  direcionou seus esforços para a implantação de um novo padrão de loja que busca aumentar as experiências sensoriais do consumidor no ato da compra. A empresa prevê R$ 150 milhões para transformar todas as unidades até 2010. Além disso, a companhia procura se aproximar do público masculino com o lançamento da linha O Boticário Men. A empresa atualmente é atendida pela AlmapBBDO e trabalha o  posicionamento no mercado “Acredite na beleza”.
 
Caixa é múltipla
Instituição financeira centenária, a Caixa Econômica Federal, com quase 150 anos, é reconhecida pelos brasileiros pelo famoso slogan “Vem pra Caixa você também” e pela diversidade de oferta de serviços e produtos. Fazem parte do vasto portfólio do banco, fundado em 1861, linhas de financiamento, como a habitacional (a mais emblemático), o penhor de jóias e a gestão das contas do FGTS e das loterias federais. Para divulgar esse portfólio variado aos eventuais clientes e fazer frente à concorrência, os executivos da Caixa não abrem mão do uso de ousadas estratégias de marketing. Uma das mais recentes, intitulada “Poupançudos”, que abocanhou R$ 2 milhões da verba disponível, foi ganhadora do prêmio Marketing Best em 2007 e teve como foco as crianças. Resultou na conquista de 1,2 milhão de novas contas de poupança, totalizando mais de 32 milhões de contas. Mas não são apenas as campanhas publicitárias a receber investimento de comunicação. A Caixa também tem forte presença no uso de ferramentas como promoções, patrocínio ao esporte e à cultura e ações de responsabilidade social.

Nestlé é quase 100%
A Nestlé está no Brasil há 86 anos, desde a abertura da primeira fábrica, em Araras, interior de São Paulo, para a produção do então Milkmaid (o conhecido Leite Moça). Atualmente, com 28 unidades industriais no País, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1600 municípios, que colocam as marcas da companhia em 98% dos lares brasileiros, segundo o LatinPanel. Em 2000, a Nestlé iniciou projeto de regionalização das suas atividades que resultou na criação, em 2004, da diretoria Norte/Nordeste, focada em criar um modelo específico de atendimento aos consumidores destas regiões, com oferta de café solúvel mais suave e embalagens de biscoitos menores. Com a iniciativa, a Nestlé registrou crescimento de share na região. Outro marco da trajetória da companhia foi a unificação da comunicação dos mil itens. Até 2001, a empresa utilizava uma comunicação segmentada, o que mudou com campanhas como “Junta Brasil”, de 2003, que passaram a associar produtos como Nescau ao guarda-chuva Nestlé. O anunciante é atendido atualmente pela McCann Erickson, Publicis e JWT. 

Sadia comercializa 680 itens
Fundada em 1944 por Attilio Fontana, no oeste catarinense, a Sadia firmou sua excelência no segmento agroindustrial e na produção de alimentos derivados de carnes suína, bovina, de frango e de peru, além de massas, margarinas e sobremesas. A campanha publicitária da empresa é assinada pela DPZ Propaganda, que criou filmes marcantes como o dos personagens Juvenal e Dona Elvira, que fizeram grande  sucesso com o jargão “Nem a pau Juvenal”. Considerada uma das maiores empresas de alimentos da América Latina, a Sadia também é uma das maiores exportadoras do País. No mercado brasileiro tem um portfólio de cerca de 680 itens. Em 2001, a Sadia lançou seus American Depositary Receipts na Bolsa de Nova York. Em 2004, passou a fazer parte do índice de empresas latino-americanas da Bolsa de Madri. Por quatro vezes consecutivas a Sadia foi eleita a marca mais valiosa do setor de alimentos brasileiro, em pesquisa divulgada pela consultoria inglesa Interbrand. Também mantém 14 unidades industriais, duas unidades agropecuárias e centros de distribuição espalhados por sete estados brasileiros. No exterior, tem representações no Chile, Uruguai, Argentina, Alemanha, Inglaterra, dentre outros.

Coca-Cola é refrigerante top of mind
 
A gigantesca multinacional Coca-Cola não poderia ficar de fora da premiação especial do Marketing Best 20 anos. Quando se fala em marca de refrigerante, esse é o primeiro nome que vem à cabeça da maioria das pessoas em qualquer parte do mundo. Resultado de volumosos investimentos em estratégias de marketing. A força da marca pode ser demonstrada inclusive pela condição de ícone do capitalismo, em contraponto ao socialismo, assumido nos tempos de guerra fria. Por aqui, a The Coca-Cola Company chegou em 1942 como forma de suprir os soldados norte-americanos que passaram por Recife (PE) durante a Segunda Guerra Mundial. Daí em diante, os brasileiros se acostumaram com a forma vanguardista da comunicação da empresa. O patrocínio a eventos culturais e esportivos ganhou relevância quando  a multinacional completou 50 anos de atividade no Brasil. Em 1992 lançou o lema “Patrocinar é acreditar” investindo pesadamente na realização dos Rock in Rio 1 e 2 e concepção do Coke in Concert. Ano passado sacudiu o mercado com o lançamento da Coca-Cola Zero, um grande sucesso de vendas.

Abril: sinônimo de influência
Ao longo dos 20 anos de existência do principal prêmio de marketing brasileiro, e dos seis anos da versão voltada para a responsabilidade social, a editora Abril esteve representada inúmeras vezes por meio de cases inscritos por suas revistas. Com 58 anos de fundação, o Grupo Abril, um dos maiores e mais influentes grupos de comunicação da América Latina, engloba atualmente também as editoras Ática e Scipione, de livros escolares; TVA, empresa de TV paga e internet em banda larga; a Abril Digital e a MTV. A cada ano são publicados cerca de 300 títulos, entre regulares e edições “one shots” e especiais. Nessas quase seis décadas de existência, saíram de suas gráficas aproximadamente 170 milhões de exemplares. Pelo lado de veículo, as publicações da editora Abril são consideradas referências para anúncios de marcas, produtos e serviços, devido à liderança de mercado. Pelo lado de anunciante, representa também importante papel com a realização de eventos especiais, como o Quatro Rodas Experience, ganhador do Marketing Best de 2007.

Banco do Brasil é o banco de todos
Perto de completar dois séculos de existência, ainda esse ano, o Banco do Brasil sempre esteve entre as empresas de destaque na gestão de estratégias de marketing. Além de apoiar os esportes e a cultura brasileira, por meio de patrocínios variados, a instituição financeira é uma das mais presentes na mídia nacional. Nesses 20 anos de Marketing Best foi várias vezes vencedor com cases de impacto, entre eles a recente campanha de troca de fachadas, desenvolvida pela agência Artplan, do Rio de Janeiro, e implementada no início de 2007. Pela ousadia de substituir a marca da instituição por nomes de seus clientes, como o Banco da Juliana, o Banco da Ana, o Banco do Bruno, tal iniciativa rendeu ainda inúmeros prêmios no meio publicitário. A repercussão dessa ação provocou um aumento de cinco vezes no número de acessos ao Portal BB, até então calculado em 600 mil por dia. Hoje, quase 30 milhões de clientes são assistidos por 15 mil pontos de atendimento e 42 mil terminais de auto-atendimento.

BR vale US$ 1 bi
A Petrobras foi fundada em 1953 e até 1997 concentrou as operações de exploração e produção de petróleo e as atividades ligadas ao setor, com exceção da distribuição atacadista e da revenda no varejo pelos postos de abastecimento. Em 1997, levou o Brasil a ingressar no grupo de 16 países que produzem mais de 1 milhão de barris de óleo por dia. Em 2003, ano em que completou 50 anos, dobrou a sua produção diária de óleo e gás natural ultrapassando a marca de 2 milhões de barris. Em 2006, alcançou o mais importante marco de sua história: com o início da produção da plataforma P-50, em Campos, levou o Brasil a atingir auto-suficiência em petróleo. A empresa tem atividades em 27 países e ocupa a 14ª posição entre todas as companhias de petróleo e a sétima entre as de capital aberto. Há dois anos integra o Índice Mundial de Sustentabilidade da Dow Jones Sustainability Indexes. No ano passado, a marca Petrobras passou a valer US$ 1,012 bilhão, 37% a mais do que no ano anterior e praticamente o dobro de 2005, segundo a BrandAnalytics.

Bradescompleto
Vencedor do Prêmio Empresa Marketing em 2006 e um dos finalistas na mesma eleição realizada ano passado entre os leitores da revista Marketing, da Editora Referência, que publica também o jornal propmark e a revista Propaganda, o Bradesco demonstra ter acertado em suas estratégias de divulgação de seus produtos e serviços financeiros no País. O maior banco privado brasileiro também tem sido ditador de tendências no mercado publicitário. Foi uma das primeiras empresas a tratar de questões relacionadas ao aquecimento global com os seus clientes. Além de investimentos consideráveis em campanhas publicitárias, como as mais recentes que tiveram os slogans “Bradescompleto” e “O banco do planeta”, a instituição financeira destina grande parte da verba para iniciativas de relacionamento com os clientes, ações de responsabilidade social por sua fundação voltada para a área de educação e eventos esportivos. Na área cultural, vale mencionar o patrocínio às duas montagens do Cirque du Soleil no Brasil.

Philips: posição forte
Uma das maiores empresas de eletrônica de todo o mundo, a Philips, foi estruturada em 1981 na Holanda. Responsável pelas campanhas publicitárias da empresa, a Africa pretende traduzir o compromisso da Philips criando uma abordagem de comunicação capaz de aproximar e consolidar cada vez mais a marca. Dentre as conquistas e destaques da história da Philips,  destaca-se o seu acompanhamento, durantes as décadas de 40 e 50, da evolução das invenções tecnológicas. Em 1963, introduziu o cassete de áudio compacto e, em 1965, produziu os seus primeiros circuitos integrados. Ao longo da década de 70, continuaram a ser apresentados novos produtos e idéias de grande relevância. Em 1972, a Philips criou a Polygram. Após dois anos, adquiriu a Magnavox e em 1975 a Signetic, nos EUA. Nos anos 80, as aquisições incluíram a empresa televisiva GTE Sylvania e a empresa de lâmpadas Westinghouse. Em 1983, a companhia fixou um marco tecnológico: a criação do CD.  A década de 90 trouxe alterações significativas para a Philips. A empresa levou a cabo um importante programa de reestruturação, com o objetivo de reconquistar uma posição forte, com a finalidade de introduzir  produtos de alto nível.

Itaú é marca mais valiosa do País
Anúncio para o Itaú, instituição financeira que lucrou R$ 8,4 bilhões em 2007 Omarketing tem peso estratégico na gestão do Itaú, na expressão de Antonio Jacinto Mathias, vice-presidente do banco. O slogan “Feito para você” é que orienta os passos mercadológicos da instituição financeira que no ano passado teve lucro líquido consolidado de R$ 8,474 bilhões. O valor da marca Itaú, segundo a consultoria Interbrand, é a mais valiosa do País, com valor estimado de R$ 8,076 bilhões. As agências que cuidam da sua comunicação são a Africa, DM9DDB e a DPZ. A DPZ criou na década de 70 a logomarca do banco e vem atualizando-a periodicamente. Nesses 60 anos de atividades, o Itaú montou complexo que envolve mais de duas mil agências e cerca de 21 mil caixas eletrônicos em todos os estados brasileiros. Conhecido por investir em inovação, o Itaú criou serviços de informação para correntistas pelo celular, o I-Cell Bank e o Itaú Wap. Uma pesquisa coordenada pelo Datafolha divulgada em maio de 2007 apontou o Itaú como a marca mais lembrada na internet por uma amostra composta de 2.091 pessoas. No ano passado o Itaú consolidou a compra do BankBoston International.

Mercedes está em nova fase
A Mercedes-Benz se confunde com o próprio espírito desenvolvimentista do Brasil nos anos 50, quando abriu sua primeira fábrica no País, em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, com a benção do então presidente Juscelino Kubitschek. De lá pra cá já se passam 51 anos de presença no País firmada com a comercialização de 1,5 milhão de veículos comerciais (entre caminhões e ônibus). Atualmente a fabricante entra em uma nova fase no País. Com a separação da Daimler-Benz e Chrysler, no final do ano passado – união que já durava 10 anos – a marca assume a razão social Mercedes-Benz do Brasil em substituição a  DaimlerChrysler do Brasil. A adoção da nova denominação assegura uma estratégia de presença ainda mais forte no País. Além de caminhões e ônibus, segmentos onde mantém liderança, a Mercedes também passou a apostar na produção de veículos de passeio com a abertura da fábrica de Juiz de Fora, em 1999, para produzir o Classe A e o sedã Classe C.

DPZ é escola de criativos
Uma das perguntas clássicas da propaganda brasileira é: “Quando a DPZ será vendida?”. Pergunta essa que continua sem resposta há quase 40 anos, que serão comemorados pela agência de Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza em julho desse ano. Uma das poucas grandes agências com capital 100% nacional, a DPZ também é conhecida como uma grande escola de criativos – foi lá que nomes como Washington Olivetto e Nizan Guanaes deram seus primeiros passos na publicidade. Marcello Serpa, quando voltou da Alemanha, país em que teve o primeiro contato com a profissão, também aterrissou na DPZ. Nomes assim, somados ao de seus três sócios ou a de um Neil Ferreira, um dos maiores criativos da história da propaganda e que fez carreira no famoso prédio da Avenida Cidade Jardim, só poderia resultar em uma agência ousada, extremamente criativa e pioneira. Foi a DPZ quem trouxe o primeiro Leão de ouro do Festival de Cannes para o Brasil, em 1974. Um dos pontapés iniciais para o reconhecimento mundial de nossa propaganda.

Sucesso com plástico
A primeira unidade fabril da Grendene surgiu em 1971 em Farroupilha (RS). Fundada por Alexandre e Pedro Grendene Bartell, o que era uma pequena fábrica de embalagens plásticas aos poucos transformou-se numa fabricante de calçados com cerca de 20 mil funcionários e capacidade de produção de 176 milhões de pares ao ano. Atualmente, a Grendene possui três unidades no Ceará, duas no Rio Grande do Sul e uma na Bahia. A companhia possui oito marcas: Melissa, Rider, Grendha, Ipanema Gisele Bündchen, Ipanema, Grendene Kids, Grendene Baby e Ihabela. Desde 1979 a empresa exporta seus produtos que hoje somam 85 países. E em 2004, foi a vez da Grendene abrir capital e  ter as suas ações na  Bolsa de Valores de São Paulo.  Com relação à publicidade, a  Grendene procura investir em comerciais ousados e prova disso são os dois cases criados pela W/Brasil: “Rider: descobridor dos sete mares”, que lançou a música de Tim Maia gravada por Lulu Santos e que tinha duração de mais de dois minutos; e a Ipanema Gisele Bündchen, que explora o corpo da supermodel brasileira com tatuagens.

Estado é grupo sólido
O Grupo Estado é o conglomerado de comunicações que possui o mais antigo jornal em circulação em São Paulo, O Estado de S. Paulo. Um dos mais respeitados do País, o Estadão (o quarto maior em circulação com média de 250 mil exemplares por dia) foi fundado em 1875 por um grupo de 16 empresários liderado por Manoel Ferraz de Campos Salles e Américo Brasiliense. Na época, circulou sob o nome A Província de São Paulo, passando a adotar o atual nome em 1890, período do movimento republicano no Brasil. Além de O Estado de S. Paulo – que acumula vários prêmios de mídia, excelência gráfica e tem forte atuação em publicidade com campanhas de classificados e institucionais, pertencem ao grupo o diário Jornal da Tarde, Agência Estado, Rádio Eldorado e as publicações de páginas amarelas e classificados Oesp Mídia. Marca sólida, o Estadão teve uma reformulação gráfica em 2003. O resultado foi um projeto gráfico mais leve e moderno, com a publicação de cadernos e outras inovações. A Talent concentra a publicidade do Estadão, a Fábrica cuida das ações diretas com os assinantes.

Ele não tem preço

São 16 bilhões de transações por ano em 26 milhões de estabelecimentos comerciais de 210 países onde mantém operação. Os números da Mastercard são sempre grandiosos, como os US$ 158 bilhões de faturamento bruto no ano passado, apenas na América Latina, região onde está estabelecida há 21 anos. Criada em 1966, a Mastercard lançou em 1998 a campanha publicitária “Não tem preço”, versão do original “Priceless”, que deu tintas definitivas ao seu projeto mercadológico. Criada pela McCann Erickson, a ação cujo slogan é “Existem coisas que o dinheiro não compra, para todas as outras existe Mastercard”, tem atenção especial do brasileiro Márcio Moreira, vice-presidente global da agência, que participa diretamente do processo criativo da marca. Os comerciais são criativos e bem-humorados, como “Sala de troféus”, veiculado durante a Copa do Mundo de 2006. Em outro filme, durante um jogo de futebol em uma prisão, a bola cai fora da quadra e quem vai pegá-la, ao invés de fugir, retorna para continuar a partida. Um clássico.

Unimed lidera no Rio
A Unimed-Rio é uma cooperativa de médicos fundada há 36 anos. Ela surgiu através da Sociedade de Medicina e Cirurgia e do Conselho Regional de Medicina, que criou na época a Comeg – Cooperativa de Serviços Médicos e Hospitalares do Estado da Guanabara, que tornou-se Unimed-Rio, após a extinção do Estado da Guanabara. Hoje possui mais de 560 mil clientes e é líder do mercado de planos de saúde do Rio de Janeiro. Conta com quase 5 mil médicos cooperados, sócios da empresa, em quase 50 especialidades, distribuídos por todas as regiões do município. É a maior cooperativa do Sistema Unimed em termos de faturamento. Nos anos de 2006 e 2007, recebeu alguns dos principais reconhecimentos do País, por sua gestão econômico-financeira, além de estar presente nas listas de melhores empresas para se trabalhar em todo o Brasil. Através de suas campanha publicitárias, criadas pela F/Nazca S&S, busca se posicionar de forma diferenciada e pioneira, associando a marca à prevenção e qualidade de vida. É um dos anunciantes mais atuantes do mercado carioca, com campanhas que acumulam prêmios.

Shopping centers mostram força
Há cerca de um ano, a Multiplan, uma das maiores empresas de shopping centers do Brasil, incorporou em um único guarda-chuva os diversos negócios que mantinha, entre eles a Renasce (Rede Nacional de Shopping Centers). Comandada pelo empresário José Isaac Peres, a Multiplan completa 33 anos em 2008 e possui em sua carteira um total de 12 empreendimentos. Todas as marcas contam com grande participação na mídia e, dos 12 shoppings que administra, dez possuem agências de publicidade: MorumbiShopping (SP) é atendido por Africa e Tudo; BarraShopping (RJ), ParkShopping Barigui (PR) e shopping Anália Franco (SP), pela JWT; a comunicação do RibeirãoShopping fica a cargo da NW3; a Lew’LaraTBWA cuida do ParkShopping (DF); o Patio Savassi (BH) é atendido pela RC; a Lápis Raro atende o Diamond Mall (BH); a unidade mineira da MPM cuida do BH Shopping (BH) e a Competence já trabalha no BarraShoppingSul, em construção em Porto Alegre (RS). O símbolo do trevo, que identifica os empreendimentos da Multiplan, foi criado em 1979 quando o BH Shopping foi construído próximo ao trevo rodoviário da cidade, que serviu de inspiração para a idéia da marca.  

GM traz inovações
Há 83 anos no País e com 21 mil empregados, a General Motors do Brasil foi fundada no bairro do Ipiranga, em São Paulo, onde veículos importados dos Estados Unidos eram montados. Após cinco anos, a GM inaugurava sua primeira fábrica  em São Caetano do Sul (SP). Em 1958, começou a operar a segunda fábrica, em São José dos Campos (SP).Mas foi em 1968 que a GM lançou seu primeiro automóvel da marca Chevrolet no País: Opala. O modelo encerrou seu ciclo de vida após 24 anos  e mais de 1 milhão de unidades vendidas. Em 1973, o Chevette foi lançado e vendeu  mais de 1,2 milhão de unidades até ser substituído pelo Corsa, em 1994, primeiro veículo popular com injeção eletrônica, que inovou o mercado brasileiro de automóveis apresentando modernidade a preço acessível.No ano passado, a GM teve 498.665 veículos emplacados, o que representa um crescimento de 21,6% em comparação com 2006.Atualmente, a GM trabalha com as agências McCann Erickson e Salles Chemistri que criam, respectivamente, campanhas de produto e varejo.

Tradição no varejo
Uma das principais empresas varejistas no Brasil, o Grupo Pão de Açúcar possui 563 lojas, com um faturamento bruto anual de R$ 17,6 bilhões em 2007. Desde o final de 2005, a PA Propaganda, house agency do Grupo, é responsável por suas campanhas publicitárias retornando a uma prática mantida pela empresa até 1997.  A trajetória do grupo inicia-se em 1948, com a fundação da Doceria Pão de Açúcar. Onze anos depois é aberto o seu primeiro supermercado e, em 1969, já eram mais de 60 lojas em São Paulo. Na década de 70 inaugura o conceito de hipermercado caracterizado pela marca Jumbo, fazendo com que as lojas chegassem a Portugal, Angola e Espanha.Na década de 80 cria a marca Extra, retomando sua expansão sendo a primeira empresa brasileira de varejo a ser listada na Bolsa de Nova York. Assina, então, contrato de investimento com a rede francesa Casino. Atualmente administra os supermercados Pão de Açúcar, Compre Bem e Barateiro, os hipermercados Extra, e as lojas de eletroeletrônicos Extra Eletro, além do comércio eletrônico Pão de Açúcar Delivery e Extra.com.

Liderança aérea
A Táxi Aéreo Marília (TAM), maior empresa de transporte aéreo do País, foi fundada em 1961 por um grupo de dez jovens pilotos de monomotores, que na época transportavam cargas e passageiros entre o Paraná e os Estados de São Paulo e Mato Grosso. O grande nome que consagrou a TAM e que é lembrado até hoje é o do comandante Rolim Amaro, que entrou como sócio minoritário da empresa no início dos anos 70. Em 1972 ele adquire 50% das ações da companhia e, em 1976, lança a marca TAM – Transportes Aéreos Regionais, que deu origem ao que o mercado conhece hoje como TAM Linhas Aéreas. Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), desde julho de 2003 a empresa é líder no segmento de vôos domésticos. Em 2001 perde seu grande nome, o comandante Rolim, que sofre um acidente fatal de helicóptero. A TAM é uma das empresas que mais aparecem na mídia, seja por dados positivos ou negativos, como os dois maiores acidentes que marcaram a companhia, em  1996 e em 2007. Hoje, a publicidade do anunciante é feita por duas agências do Grupo Newcomm: Y&R e Dez Brasil.  

P&G começou com Phebo
Com mais de 50 anos de operações na América Latina, a P&G começou a atuar no Brasil em 1988, com a aquisição da empresa Perfumarias Phebo SA. Logo após o processo, a P&G iniciou a introdução de suas marcas globais no mercado brasileiro. Dentre elas, estão Ariel e Pampers, cujas campanhas são realizadas pela agência F/Nazca; Gillete Duracell, Ace, Pop, Bold, Always e Wella que contam com a Leo Burnett; Oral-B, Vick e Metamucil, representados pela Publicis e finalmente Hipoglós e Pantene, que têm as campanhas criadas pela MatosGrey.Em junho de 2001, a campanha “Ace in Rio”, desenvolvida pela Leo Burnett, ganhou o Leão de ouro no Festival Internacional de Cannes. E, de quebra, entrou para o Guiness Book como o maior varal de roupas do mundo. Neste mesmo ano, a P&G também é eleita pelo The Great Place to Work Institute como a segunda melhor empresa para se trabalhar na América Latina. Fundada em 1837 nos EUA, a P&G opera em mais de 80 países, e investe aproximadamente US$ 8 bilhões por ano em publicidade.

Celular explora web
A fabricante finlandesa de celulares comemorou 10 anos de presença no Brasil em 2007, onde mantém fábrica na zona franca de Manaus. Ao longo deste período a empresa posicionou o País como um dos dez principais mercados globais para os seus negócios. Até 2006, as vendas líquidas de aparelhos chegaram a US$ 1,3 bilhão. A partir de 2007, a multinacional iniciou a entrada no setor de prestação de serviços de internet associados a sua tecnologia móvel. No mundo, a Nokia lançou no final de 2007 a marca Ovi, um portal de serviços de internet da Nokia criado com a aquisição da empresa de tecnologia norte-americana Twango. Neste início de ano, a Nokia já lançou o  “Share on Ovi”, comunidade que permite a troca de fotos e vídeos entre usuários de celulares.  Além disso, criou o  dispositivo “N-Gage” – que só pode ser instalado nos modelos N81 da marca – oferece um catálogo de jogos e informações detalhadas dos principais games, disponíveis para compra e downloads na internet. Entre os atrativos estão jogos como Fifa 08  The Sims 2 – Pets.

VW virou ícone de automóveis
A Volkswagen é a maior montadora do Brasil. Nasceu há 54 anos num armazém em São Paulo, onde iniciou a montagem dos primeiros carros com peças trazidas da Alemanha. Em 1980, entrou no mercado de caminhões no qual se tornou líder de vendas.Os maiores ícones do mercado automobilístico nacional saíram das suas linhas de montagem.Um exemplo é o primeiro motor bicombustível Total Flex que foi lançado no Brasil pela empresa. Também é da VW um dos modelos de maior sucesso e exportado para mais de 20 países, o Gol.A Volkswagen tem hoje cinco fábricas no Brasil  e oferece atualmente o maior portfólio do mercado brasileiro, entre modelos nacionais e importados. Trabalha com a AlmapBBDO desde 1956. A agência criou o famoso slogan “Você conhece, você confia”. Unindo comunicação inovadora, oferta de evolução tecnológica e alta qualidade de seus modelos, a Volkswagen conquistou a confiança dos brasileiros e fez do Brasil um dos principais mercados do Grupo Volkswagen no mundo.

Serasa otimiza consultas
A Serasa, criada em 1968, é uma das entidades de maior “ibope” entre os brasileiros. Diariamente, realiza 4 milhões de consultas para 400 mil clientes diretos e indiretos. O atendimento ao cidadão, no endereço localizado no Viaduto do Chá, centro da cidade de São Paulo, por exemplo, recebeu em janeiro 17.841 pessoas, uma média de 850 pessoas por dia. Com um amplo departamento de comunicação, que inclui um núcleo de publicidade, o anunciante lançou este ano uma nova marca, que prioriza o tom azul e traz letras mais arredondadas. A característica fundamental do novo logo é a passagem do mundo analógico – representado na versão anterior pela barra acima do nome –, para o mundo digital – simbolizado pelo pixel que é a base dos desenhos das letras do logo. Os pixels verde e amarelo dão o toque final, indicando a brasilidade da empresa. Presente em todas as capitais e principais cidades do País, totalizando 140 pontos estratégicos, a Serasa conta com um quadro de pessoal com mais de 2 mil profissionais. Como maior Banco de dados da América Latina sobre consumidores, empresas e grupos econômicos, a entidade participa da maioria das decisões de crédito e de negócios tomadas no País.

Newcomm tem sete empresas
O Grupo Newcomm é um case na publicidade brasileira. Personificada pelo presidente Roberto Justus, a holding surgiu em janeiro de 2004 a partir da associação entre Justus e o Grupo WPP – um dos maiores conglomerados de comunicação do mundo. Sob o controle do Grupo Newcomm, estão a Y&R (maior agência de publicidade do País), Wunderman, Dez Brasil, Long Play Ação Produções Gráficas, Pepper e New Content. Conhecido pelo espírito empreendedor e um gestor nato, Justus começou carreira como publicitário em 1981, quando fundou a Fischer, Justus Comunicação. A primeira associação do empresário com uma agência estrangeira foi em 1985, com a criação da Fischer, Justus – Young & Rubicam, que ficou no mercado durante quatro anos. A segunda associação com uma multinacional aconteceu após o fim da sociedade de 18 anos com Eduardo Fischer, no ano de 1998. Neste período, Justus criou a Newcomm Comunicação e se tornou sócio da rede norte-americana Bates Worldwide, posteriormente adquirida pelo WPP.

Sucesso com slogans
A Elma Chips é uma marca que faz parte da infância de todo brasileiro. Mesmo agora com a busca por uma alimentação mais saudável, os salgadinhos da Frito Lay – subsidiária do ramo de snacks da gigante mundial de bebidas e alimentos PepsiCo, fazem o maior sucesso com a garotada. O slogan “É impossível comer um só” diz tudo sobre a sensação de quem experimenta um e quer mais. A Elma Chips é líder da categoria, com market share superior a 75%. Surgiu no ano de 1974 da união de duas empresas: a Americam Potato Chips, de São Paulo, e a Elma Produtos Alimentícios, posteriormente adquirida pela PepsiCo. São três unidades de produção no Brasil, em Itu (SP), Sete Lagoas (MG) e Recife (PE).  Mais de cinco mil funcionários diretos trabalham na produção e distribuição dos salgadinhos para mais de 200 mil pontos-de-venda. A AlmapBBDO é a agência responsável pela publicidade da marca, desde 1981. Nos últimos anos, a estratégia foi adotar uma assinatura para cada linha. No caso de Ruffles – a linha de maior sucesso, a assinatura é: “Faça Barulho, coma Ruffles”.

Agência de GPs
Se existe uma agência que é sinônimo de prêmios no Brasil, essa é a DM9DDB. Foi a primeira agência brasileira a ser eleita Agência do Ano no Festival de Cannes, em 1998. Feito repetido em 1999. Em 2005, repetiu, dessa vez como Agência do Ano Interativa. Também foi dela o primeiro GP da publicidade brasileira em Cannes, em 1993, com um anúncio criado para o Guaraná Antarctica Diet. Ao todo, a agência já trouxe 75 Leões da Riviera Francesa. Fundada no dia 19 de setembro (o mês 9) de 1989 por Nizan Guanes e João Augusto Valente, após comprar a marca DM9 de Duda Mendonça, a agência teve parte de seu capital comprado pela americana DDB em meados dos anos 90. No ano passado chegou em sua maioridade também reconhecida pela sua excelência na gestão de negócios, que somado ao lado criativo geraram cases históricos do marketing brasileiro – um deles a campanha “Mamíferos”, da Parmalat, cuja procura pelos bichinhos de pelúcia nos supermercados virou uma febre na década passada.

Vôos a baixo custo
A Gol nasceu em janeiro de 2001 a partir de um grupo de transporte rodoviário brasileiro: o Grupo Áurea. A companhia foi a primeira empresa aérea brasileira regular a operar no conceito baixo custo, com serviço de bordo simplificado. Por causa disso, desde 2001, as tarifas médias dos vôos domésticos praticadas no Brasil foram reduzidas a 30%. Mais de 75 milhões de passageiros já voaram com a Gol, sendo que 10% deles viajaram de avião pela primeira vez. Hoje, 79 aviões Boeing 737 fazem mais de 640 vôos diários para 60 destinos, sendo seis no exterior (Argentina, Bolívia, Peru, Chile, Paraguai e Uruguai). A atuação no segmento internacional começou em 2004, com vôos para Buenos Aires, Argentina. Desde então, a participação da Gol praticamente dobrou, atingindo 14% do mercado em 2007. Já no mercado doméstico foram inaugurados quatro novos destinos em 2007: Marabá (PA), Cruzeiro do Sul (AC), São José dos Campos (SP) e Presidente Prudente (SP). Na primeira semana de 2008, o 60º destino foi inaugurado: a cidade de abo Frio (RJ). Desde outubro de 2002, a AlmapBBDO cuida da publicidade da Gol.

Vale é marca global
A Vale é a primeira empresa brasileira a lançar uma marca global. Nasceu em 1942, criada pelo governo brasileiro como Companhia Vale do Rio Doce. Em 1997, tornou-se uma empresa privada. Desde novembro de 2007, adotou o nome de Vale. Um nome curto, de fácil fixação e com entendido similar em diversas culturas. É uma marca de sucesso internacional que atua nos cinco continentes e conta com mais de 100 mil empregados que trabalham para transformar recursos minerais em riqueza e desenvolvimento sustentável. O produto da Vale forma ingredientes essenciais para o dia-a-dia das pessoas que está em quase tudo que nos cerca: no automóvel, no celular, nos utensílios domésticos, na construção civil, até mesmo nas moedas e nos componentes de aparelhos de TV e computadores. A Vale planeja estrategicamente a comunicação com seus públicos, onde enfoca seus valores e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável em campanhas criativas e marcantes. Pelo quinto ano consecutivo, a empresa registra crescimento expressivo nos  lucros. A mineradora obteve um lucro de mais de R$ 20 bilhões em 2007, o recorde da companhia.

Plim-plim cobre 98,5% do Brasil
A TV Globo entrou no ar em 1965 e hoje é uma das maiores redes de televisão do mundo. A emissora cobre 98,53% do território nacional, atingindo 5.482 municípios e 99,47% da população. Atualmente a Rede Globo inclui 121 emissoras – 116 afiliadas – que levam a sua programação a mais de 183 milhões de brasileiros. Ela investe com força na produção própria dedicando 90% de sua programação ao que é feito na casa. Sua maior produção é jornalística, mas ela também investe fortemente em entretenimento. Em 1995 construiu o Projac, um centro de produção que hoje é o maior da América Latina. Ele é a sede da Central Globo de Produção e ocupa 1,65 milhão de metros quadrados em Jacarepaguá. A atuação no exterior começou em 1973, com a exportação para o Uruguai da série “O Bem Amado”. Hoje ela distribui programas para mais de 130 países e conta ainda com a TV Globo International, com 400 mil assinantes. No Brasil, sua programação atrai cerca de 45 mil anunciantes a cada ano. E sua história é resumida no conceito: “Globo. A gente se vê por aqui”.

Aluguel e qualidade
Fundada em 1973, com frota composta por seis fusquinhas usados e adquiridos a crédito, e no apogeu da primeira crise global de petróleo, a Localiza sempre pautou sua gestão no tripé formado por qualidade total, diferenciação e prestação de bons serviços. Rapidamente a estratégia se consolidou e a empresa apostou em expansão fazendo compras de concorrentes em 11 capitais do País. Dez anos depois do seu lançamento, a Localiza criou área de franchising, interiorizando a atividade de aluguel de carros. Acostumada à concorrência dos players internacionais e a vencer crises, a Localiza decidiu vender diretamente sua frota, pois os leilões da era Collor impactavam negativamente nos resultados da empresa. A Localiza está presente em nove países – Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Colômbia, Peru, Paraguai e Uruguai –, com 381 agências, das quais 203 franqueadas. No ano passado a Localiza registrou crescimento de 33% da sua receita, atingindo R$ 1,5 bilhão com lucro líquido de R$ 190 milhões. A Solution, de Belo Horizonte, coordena a publicidade da empresa.

Unilever está nos lares
Basta olhar dentro da geladeira, do armário do banheiro ou da área de serviço que é provável que tenha pelo menos uma marca da Unilever. Omo, Seda, Rexona, Vinólia, Kibon, Ades, Arisco, Becel, Close Up, Fofo, Dove, Vasenol, Hellmann’s, Minerva, Maizena, Comfort e outras. Estas são algumas das marcas do extenso portfólio. Marcas que inspiram confiança. Isso torna a Unilever uma das empresas de produtos de consumo mais bem-sucedidas do mundo. De fato, 150 milhões de vezes ao dia, alguém em algum lugar escolhe um produto da Unilever.A empresa cria, comercializa e distribui os produtos que as pessoas escolhem para alimentar suas famílias e manter suas casas limpas. Constantemente desenvolve novos produtos, melhora suas marcas já comprovadas e busca promover formas de trabalho melhores e mais eficientes.Hoje, a Unilever é uma das fornecedoras líderes de produtos de bens de consumo no mundo com três negócios globais: Alimentos, Higiene e Beleza.

Sucesso movido a gás
Uma das companhias mais admiradas do Brasil, a Ultragaz, que completou 70 anos em 2007, também é uma das premiadas. A trajetória da empresa sempre se pautou por três pontos: pioneirismo, treinamento das equipes e respeito ao cliente.A Ultragaz marcou o surgimento da comercialização do gás engarrafado no País. Uma história que teve início no Rio de Janeiro, em 1937.Com o abastecimento regular, houve uma revolução nos hábitos do País. Foi o fim da predominância dos fogões à lenha e o início de uma nova fase, resultando em um mercado que consome hoje 6,6 milhões de toneladas de GLP anualmente. Hoje, cerca de 90% da população brasileira usa o GLP como combustível doméstico.Com liderança de 24% no mercado brasileiro, a Ultragaz atua em toda a região Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, sendo que, somente na Bahia, opera com o nome Brasilgás. O grupo Ultra é hoje um dos maiores conglomerados nacionais. Em 2003 a Ultragaz adquiriu a Shell Gás no Brasil, tornando-se líder no segmento de GLP no País.

Inovação full service
A automação bancária e o desenvolvimento de meios avançados de contato com os clientes determinou a trajetória que deveria ser trilhada pela CSU Card-System, empresa originária da holding CSU. Fundada em 1992 a partir da identificação da oportunidade de emissão de cartões próprios para a rede varejista, em parceria com os bancos, inovou o mercado a partir do modelo “full service”, tendo soluções apropriadas para cada projeto. A área de administração de meios eletrônicos de pagamento, da qual se responsabiliza a CSU CardSystem, foi uma das que mais cresceram nos últimos anos. Para seguir essa tendência de crescimento, mantendo a expansão dos negócios, têm apresentado ao mercado serviços e produtos inovadores. No Marketing Best de 2006, por exemplo, ganhou um dos prêmios com o case “Inovação, Consolidação e Crescimento”. Tratava-se do lançamento dos cartões Private Label, para grandes empresas de varejo; Híbrido, mescla de private label e cartão de crédito; e Premiação, ou pré-pago, que proporciona maior segurança e transparência nas transações monetárias para ações de incentivo e promocionais.

Liderança carioca
A história do jornal O Globo, líder absoluto no mercado carioca nas classes A e B, começou em 1925. Seu nome foi escolhido através de uma eleição e o primeiro exemplar foi rodado em uma impressora Rotativa Marinoni, que foi usada na guerra. Em sua trajetória, O Globo, que é hoje um dos três jornais de maior circulação do País, coleciona momentos importantes. A primeira telefoto da imprensa brasileira foi publicada pelo O Globo em 1936. Durante a segunda guerra o jornal lançou O Globo Expedicionário, que circulava entre os pracinhas e levava informação para os soldados brasileiros. Foi o primeiro jornal brasileiro a circular aos domingos, em 1972. O jornal tem um foco grande em cidade e edita semanalmente dez suplementos. Na área cultural, realiza há mais de 30 anos o projeto Aquarius, que une a música clássica à popular e leva shows gratuitos à população do Rio. O Globo também investe em educação e há mais de 20 anos promove o projeto “Quem lê jornal sabe mais”. Segundo números do IVC de janeiro, a circulação diária do jornal é de 285.124 exemplares.

Crescimento turbinado
Uma das maiores fabricantes de aeronaves comerciais do mundo, a Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica) concentra quase a totalidade de seus negócios no exterior (96%). Grandes companhias aéreas norte-americanas, européias e latinas utilizam os jatos fabricados pela marca nacional, atrás de engenharia de ponta. A Embraer possui um Centro de Realidade Virtual (CRV) equipado com um computador gráfico que permite, por exemplo, que seus engenheiros consigam visualizar (em 3D) toda a estrutura da aeronave em fase de projeto. O centro teve investimentos de US$ 2 milhões. A receita líquida da Embraer no terceiro trimestre de 2007 foi de R$ 2.728 milhões e o lucro líquido apurado de R$ 306 milhões. A empresa produziu até hoje 4.100 aviões, que operam em 69 países. É também recordista no recebimento de certificados e selos de qualidade emitidos pela indústria aeronáutica. A Embraer foi fundada em agosto de 1969. Empresa de capital aberto, seu controle está nas mãos de acionistas brasileiros. A comunicação institucional da marca no Brasil é desenvolvida pela McCann Erickson.