Agronegócio discute papel da comunicação para setor
O 11º Congresso Brasileiro de Marketing Rural e Agronegócio da ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio) reuniu nesta segunda-feira (24), em São Paulo, alguns dos principais líderes da indústria do agronegócio, cujo PIB ultrapassa R$ 1 trilhão, para debater os desafios do setor, incluindo a comunicação das marcas.
O case Friboi – que passou a investir em marketing massivamente com a campanha milionária criada pela Lew’LaraTBWA ‘Carne de confiança é Friboi” – foi citado várias vezes pelos participantes dos debates, como foi o caso de Paulo Rovai, consultor e palestrante de marketing e comunicação. Ele falou sobre o tema “Melhores práticas na construção de estratégias de marketing para o agronegócio”.
Rovai, que conta com 30 anos de carreira no marketing e passagens por companhias como Pfizer, Rhodia e Toyota, apresentou os “sete princípios que seu plano de marketing pode seguir”:
1-Não planeje linearmente – imagine que o dia seguinte não seria igual a hoje;
2- Planeje para a mudança como vantagem competitiva – chegar à liderança é difícil e ficar lá é ainda mais difícil;
3- Faça um planejamento colaborativo – sua agência de propaganda é o ancião neste caso, ela tem visão de vários mercados;
4- Envolva toda a empresa, não limite seu planejamento de marketing à comunicação;
5- Crie vantagens difíceis de imitar como o 7 dias sem juros no cheque;
6- As oportunidades estão lá fora – os profissionais de marketing gostam muito de ficar dentro do escritório, mas as coisas acontecem lá fora;
7-Pense na logística de implantação e seja realista com a execução.
Perguntado sobre como divulgar o agronegócio sem ser visto como commodity, Rovai disse que a chave está em perceber que elementos podem ser usados na comunicação para se diferenciar. “Em diferenciação de produto, uma das coisas que pode falar é um atributo que só você tem ou ser o primeiro a falar dele. E a Friboi foi a primeira a falar que carne é Friboi e eles estão falando com uma dose muito forte”, destacou Rovai.
Ao ser questionado sobre qual agência de publicidade é a parceira ideal, o executivo afirmou que agência boa é aquela que se coloca no papel do interlocutor. “Ela te traz questionamentos porque tem relacionamentos com outros mercados e consegue enxergar muito do ponto de vista do consumidor. As agências que mais vão contribuir para o seu negócio não são aquelas que falam amém”.