No Brasil, a internet, segundo dados do Grupo de Mídia de São Paulo, já é a terceira audiência do mercado, perdendo em volume apenas para as redes Globo e Record. De acordo com o Ibope/NetRatings, são 23,7 milhões de internautas residenciais contabilizados no último mês de julho. O crescimento de TV na Web é o tema central do “3º Congresso TV 2.0” que acontece entre os dias 16 e 17 deste mês na sede Amcham (Câmara Americana de Comércio de São Paulo), com organização da Converge Comunicações. Uma das principais palestras será “Medição, métricas e monetização: quantificando o novo mercado de mídia para os anunciantes” que será proferida por Lary Gerbrant, fundador e principal executivo da Media Valuation Partners, instituto especializadio na análise de novas mídias e tecnologias. Gerbrandt vai esmiuçar as novas ofertas de mídia no ambiente digital sob a ótica do seu valor como veículo para publicidade. Confira a agenda:
Terça-feira, 16/9
9h00 – 10h30 Apresentação: “Internet: a nova TV?”
Após o boom inicial, como estão evoluindo as plataformas de vídeo pela web. Que modelos de negócio estão se sobressaindo? A evolução da tecnologia. Palestrante: Federico Grosso (vice-presidente da Blinkx)
11h – 12h30 Painel: “Produção para as novas plataformas”
Quais os modelos de negócios que viabilizam a produção para a Internet, o celular, games e outras plataformas.
14h30 – 15h30 Apresentação: “Medição, métricas e monetização: quantificando o novo mercado de mídia para os anunciantes”. Uma análise detalhada das novas mídias do ponto de vista do seu valor como veículo para a publicidade, baseada em dados coletados dos maiores institutos de pesquisa e audiência dos EUA. Palestrante: Larry Gerbrandt (Media Valuation Partners)
16h00 – 17h30 Debate: “Novas plataformas = nova mídia?”. Qual a visão de anunciantes, agências e veículos tradicionais sobre as novas plataformas de entretenimento enquanto mídia de massa? Qual o teto para o crescimento? Como se dará a integração entre mídias novas e tradicionais? Debatedores: Gil Torquato (UOL) e Marco Chiaretti (Estadão)
Quarta-feira, 17/9
9h30 – 10h30 Apresentação: “Vídeo, a nova cara da web”
O que está acontecendo com o tráfego de vídeo na web nos EUA, na América Latina e no resto do mundo. Uma visão global do fenômeno do vídeo na Internet e suas tendências. Palestrante: Alex Banks (comScore)
11h – 12h00 Apresentação: “As Olimpíadas da Internet”. O “case” da transmissão dos jogos de Pequim pelo Terra para a América Latina, a primeira cobertura exclusiva de vídeo pela web no mundo. Apresentação: Paulo Castro (Terra)
14h00 – 15h00 Apresentação: “IPTV: a experiência espanhola”. Uma análise do “case” espanhol de IPTV, um dos pioneiros no mundo. Como funciona o serviço, o comportamento dos assinantes, a estratégia de competição. Palestrante: Joaquin Garcia Orbea (Imagenio, Telefónica de España)
15h30 – 17h00 Painel: “TV por assinatura 2.0”. Como estão se desenvolvendo no Brasil os serviços de pay-per-view e video-on-demand nas diferentes plataformasd: cabo, satélite, IPTV e celular. As possibilidades de receitas para operadores, programadores e produtores.