Conhecimento estratégico e atualização são primordiais para executivos de mídia

A rápida evolução tecnológica e a fragmentação da audiência dão ao departamento um protagonismo cada vez maior dentro das agências

Na teoria, um profissional de mídia é responsável por planejar, negociar e gerenciar a veiculação de campanhas publicitárias nos diversos meios de comunicação, garantindo que a mensagem do anunciante atinja o público-alvo de forma eficaz. Essas atividades envolvem uma compreensão profunda
das plataformas disponíveis e da dinâmica do consumo de mídia.

No dia a dia, o profissional de mídia abraça todos esses conhecimentos, mas muito mais que isso, ele se apresenta como uma parte fundamental de todo o ecossistema publicitário. Além disso, o mídia é um profissional que busca estar constantemente atualizado sobre as novas tendências e tecnologias do mercado. O surgimento de novas plataformas digitais e o comportamento mutante do consumidor, por exemplo, exigem uma adaptação contínua. O mídia precisa entender não apenas o funcionamento técnico das diferentes plataformas, mas também como o público interage com elas, para otimizar a entrega da mensagem publicitária.

O Dia do Mídia, celebrado anualmente em 21 de junho no Brasil, é uma data dedicada a reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais de mídia, fundamentais no setor de comunicação e publicidade. A importância do mídia vai muito além da simples compra de espaço publicitário: eles são responsáveis por planejar, analisar e otimizar campanhas, garantindo que a mensagem certa chegue ao público-alvo de maneira eficaz.

Essa data é a oportunidade de reconhecer o papel crucial que desempenham na conexão entre anunciantes, agências e veículos de comunicação. O propmark conversou com profissionais do mercado, que compartilharam como a parceria e a comunicação são fundamentais para um trabalho bem-sucedido.

Desafios
O cenário da mídia está em constante transformação e, por isso, os profissionais que atuam nesse setor enfrentam desafios cada vez mais complexos. A rápida evolução tecnológica e a fragmentação da audiência são apenas alguns dos obstáculos que esses especialistas precisam superar diariamente.

Danielle Latérza, diretora-geral de mídia da Africa Creative, acredita que “se manter atualizado mediante a todas evoluções que nosso mercado tem, fazer gestão e capacitação do time para que todos consigam evoluir, além de também entender e estar por dentro de todas as atualizações e novidades do mercado” são os principais desafios enfrentados atualmente.

Paulo Leocadio, diretor de mídia da Mestiça, ressalta que os desafios são inúmeros: “Estamos em um ambiente de mídia em constante mudança, com novas plataformas e tecnologias surgindo a todo momento. Precisamos equilibrar o conhecimento dos meios tradicionais e digitais, interpretar grandes volumes de dados e, ao mesmo tempo, criar estratégias que realmente ressoem com o público”. Esse equilíbrio entre o tradicional e o digital é crucial para a eficácia das campanhas publicitárias.

A importância da adaptação à digitalização acelerada e à fragmentação de audiências também é destacada como um desafio para Marcelo Passos, chief transformation officer da Execution. Para ele, é necessário entender a jornada do consumidor e aplicar novas tecnologias para criar estratégias eficazes. Por exemplo, o uso de dados para segmentar audiências e otimizar o retorno sobre investimento é uma prática comum.

Marina Sathler, diretora de mídia da David SP, enfatiza a necessidade de manter o foco nos objetivos de comunicação e de negócio: “Como o nosso mercado é sempre muito aquecido de novidades e se transforma muito rapidamente, existe um risco de se deixar afastar desses objetivos para surfar em tendências e novidades. Tendências sempre existiram e vão continuar existindo, mas o papel do profissional de mídia é entender quando e como essas tendências devem entrar na comunicação da marca, com um objetivo e um papel muito bem
definidos”.

Para Joana Chulam, head nacional de mídia e negócios da Artplan, o desafio está em acompanhar toda a jornada do consumidor, que é cada vez mais complexa e menos linear: “Para isso, usamos alavancas como conhecimento de novas tecnologias, estar em constante aprendizado, atenção às novidades e movimentos do mercado e se adaptar a novas ferramentas e plataformas”. Essa adaptabilidade é fundamental para o sucesso no setor de mídia.

Leia a matéria completa na edição do propmark de 17 de junho de 2024