Conquista de Biden agita redes sociais de marcas e agências
Marcas e agências pelo mundo afora reagiram à confirmação de Joe Biden como o próximo presidente dos Estados Unidos, noticiada no último sábado (07). Ben & Jerry’s, Bumble e ClassPass, além de agências como McCann Worldwide e R/GA comentaram a conquista de Biden nas redes sociais, especialmente do Instagram e Twitter.
Com a frase “Dear America, here is our take on the election” estampada em um fundo azul – a cor do democrata Joe Biden – os sorvetes Ben & Jerry’s revelaram o seu posicionamento aos seguidores. Mensagens de união ou comemorando a vitória histórica de Kamala Harris como vice-presidente também ancoraram muitas postagens ao invés de simplesmente celebrar a conquista do partido Democrata.
“A administração de Donald Trump semeou a semente da divisão, travando ataques contra a democracia. Pela primeira vez em nossa história, elegemos uma mulher, uma mulher negra, para a vice-presidência. Na luta para desmontar a supremacia branca e assegurar que toda vida negra importa, esse é um passo fundamental na nossa longa e ilimitada marcha da justiça”, declara a Ben & Jerry’s, famosa por mostrar a sua posição sobre os assuntos sensíveis da sociedade.
Além de parabenizar os norte-americanos pelo recorde de votação, a marca encoraja os cidadãos a continuarem apoiando as causas nas quais acreditam, além de chamar Joe Biden e Kamala Harris a criarem “um novo normal, mais justo e equilibrado”.
O app de encontros Bumble disse “Já estava na hora”, referindo-se à eleição de uma mulher para a vice -presidência, enquanto a plataforma de serviços fitness ClassPass estampou uma declaração de Kamala Harris em seu post: “A nossa união é a nossa força e a nossa diversidade é o nosso poder”.
No dia seguinte ao resultado das eleições, a McCann Worldwide, agência do grupo Interpublic, postou uma imagem da premiada “Fearless Girl” coberta pela bandeira dos Estados Unidos. Instalada em Nova York, a agência R/GA reproduziu o post de Donald Trump – reclamando de fraude nas eleições – com a mensagem de alerta do Twitter: “Esta alegação sobre fraude eleitoral é contestada”.
Já a varejista Gap foi obrigada a apagar um post que trazia uma mensagem de união ilustrada por um moletom vermelho e azul. As pessoas começaram a dizer que a marca estava mais interessada em vender as suas roupas.