“Conquistamos maior consciência e autoconfiança”
Daniela Mignani é diretora do GNT
Qual a maior conquista das mulheres nos relacionamentos sociais?
Conquistamos mais autoconfiança e uma consciência de que ampliamos a nossa liberdade para tomarmos as nossas decisões baseadas em nossos desejos.
E no mercado de trabalho?
A ampliação do seu espectro de atuação e o respeito crescente por suas habilidades.
Quais os pontos fortes de ser mulher?
Genericamente, a desinibição de lidar com as emoções.
E os pontos fracos?
Também genericamente, o uso excessivo das suas emoções.
Você já enfrentou algum problema significativo de trabalho por ser mulher?
Não. Mas creio que existam várias manifestações veladas e inconscientes de interrupções, não consideração efetiva ao seu comentário ou análise, prejulgamento. Sinto que há uma dose de cobrança extra na avaliação sobre a nossa performance e postura. Mas sempre penso, é melhor estar no mercado sendo julgada do que fora dele. E sei que, um dia, isso deixará de acontecer. Já a presença da mulher no ambiente do trabalho é irreversível.
Como os homens podem contribuir para aumentar as conquistas das mulheres no mercado de trabalho?
No âmbito público, sendo mentores, compreendendo que um ambiente diverso os farão pessoas e profissionais melhores, com mais ferramentas, mais capacitados e com melhores resultados. No âmbito privado, encorajando as suas companheiras, irmãs, filhas, mães a buscarem os seus espaços e, sobretudo, valorizar o seu crescimento, o seu aprendizado, a contribuição do seu dinheiro e a troca intelectual. Revelar que é altamente atraente conviver com uma mulher independente, que obtém conquistas e realizações diárias.