Filme e spots da campanha das Eleições 2011, criada pela agência Fields para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não agradaram o Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), que pediu a retirada de veiculação das peças publicitárias.

O filme, chamado “Falso Dentista”, mostra uma paciente assustada com a possibilidade de seu dentista ser um falso profissional, comparando a situação com o processo eleitoral. Assista ao filme aqui.

Em nota, o CROSP afirma que as peças retratam de maneira inadequada e ofensiva o cirurgião-dentista e que o exemplo escolhido compromete a educação da população no que diz respeito à importância da prevenção e dos cuidados com a saúde bucal. “Ao estigmatizar a figura do cirurgião-dentista como um profissional que provoca medo aos pacientes, a propaganda desestimula a busca dessas ações, por parte da sociedade. Os efeitos são especialmente nocivos entre a população infantil, causando prejuízos psicológicos em relação ao tratamento odontológico”, diz o texto.

O Conselho teme ainda que o conteúdo pode induzir a população a acreditar que existam cirurgiões-dentistas atuando na ilegalidade.