Conspiração forma nova equipe voltada a documentários

 

Com objetivo de oferecer um diferencial para o mercado, a Conspiração formou uma equipe de diretores de filmes nonfiction voltada para projetos publicitários que usem linguagem documental e histórias reais. Segundo a diretora executiva de publicidade da Conspiração, Cristina Lopes, a novidade pretende ser um selo, que reunirá diretores específicos para atender as agências de publicidade e marcas que queiram desenvolver projetos de comunicação por conteúdo.

A equipe será formada, inicialmente, por quatro diretores de cena: Arthur Fontes, Daniel Lieff, Fermin Cimadevilla (radicado na Espanha) e Tocha Alves. Todos possuem ampla experiência na direção de documentários e filmes publicitários. Fontes, que é sócio da  produtora, por exemplo, é diretor de cinema, publicidade e TV, e acumula experiência em registrar a realidade em documentários como “Família Braz” e “Surf adventures – o filme”.  Já Lieff foi premiado na Mostra de Cinema de São Paulo com seu primeiro documentário “Deus e o Diabo em cima da muralha”, baseado em uma ideia original de Dráuzio Varella sobre os ex-funcionários do antigo presídio do Carandiru, feito em parceria com Alves.

Os dois têm utilizado a linguagem de documentário em trabalhos desenvolvidos para marcas como Coca-Cola, Vale, Red Bull e Cultura Inglesa. Alves também tem em seu currículo o documentário “Ginga”, realizado em parceria com a Nike. Cimadevilla, por sua vez, estreou como diretor em 2008,  na Produtora Mirinda Films. Seu trabalho vem sendo reconhecido em festivais como Cannes, onde recebeu sete Leões pela campanha “El pueblo donde nunca pasa nada”.

Cristina disse que muitas agências estão desenvolvendo ações para suas marcas que têm esse cunho documental. Ela contou que a Conspiração tem orçado e filmado muitos trabalhos nessa linha. “A produtora tem fortes expertises em cinema e documentário, por isso resolvemos juntar as duas pontas e oferecer ao mercado publicitário uma área voltada ao desenvolvimento de projetos com esse perfil”. A executiva acrescentou ainda que esse tipo de trabalho tem características muito específicas e necessita de uma atenção diferenciada. Ela acredita que até o final do ano devem ser realizados na produtora cerca de seis trabalhos com essa característica.

Para o diretor-presidente da produtora, Pedro Buarque de Hollanda, a iniciativa “é uma tendência mundial da comunicação,  que vem se desenvolvendo há anos”. “Agora amadureceu o suficiente para nos incentivar a montar essa estrutura”, disse. Atualmente, a publicidade responde por 60% do negócio da Conspiração.