Conspiração se reforça em São Paulo

Uma das maiores produtoras do mercado brasileiro, a Conspiração possui uma estrutura completa no Rio de Janeiro – onde foi fundada – e em São Paulo, além de um núcleo em Betim (MG) para atender a TV Fiat. Porém, o que sempre foi maior no Rio é a área de pós-produção publicitária que, segundo Cristina Lopes, diretora executiva de publicidade da empresa, está sendo reforçada. “Estamos mexendo no núcleo de publicidade paulistano com o objetivo de igualar as duas estruturas”, afirma.

Apenas neste início de ano, a produtora já trouxe quatro novos profissionais para integrar a equipe de pós-produção em São Paulo: o finalizador Mauro Amar (Maurão), os operadores de flame e smoke Carlos Eduardo (Cadu) e Henrique Delgado, e Thiago Eva, que passou a supervisionar todo o trabalho de pós-produção da empresa. “Queremos garantir rapidez e eficiência, características do mercado paulista, com a qualidade dos produtos audiovisuais que levam a marca da Conspiração”.

Qualidade essa formada por um time de diretores premiados. Só no núcleo de publicidade, que responde por 60% do faturamento da produtora, são 12 (alguns deles, também diretores de cinema): Andrucha Waddington, Breno Silveira, Carolina Jabor, Mini Kerti, Vicente Kubrusly, Ricardo “Gordo” Carvalho, Henrique Manzoli, Paulo Diehl, Christiano Metri, Clovis Aidar e a_dupla (Gustavo Ferri e Danilo Mantovani). Waddington e Silveira também são sócios da produtora, que tem ainda entre seus principais comandantes nomes consagrados como Pedro Buarque e Claudio Torres.

Com mais de 20 longas lançados e uma média de 700 mil espectadores por produção, a Conspiração é uma das produtoras mais atuantes e respeitadas do país desde que fundada, em 1991. Porém, se o cinema traz uma visibilidade maior no que se diz respeito ao grande público, é da publicidade que vem seu principal negócio. “Mesmo tendo uma representatividade menor do que em outros tempos, o núcleo de publicidade cresce ano a ano. É que outros produtos aumentaram sua participação dentro da empresa”, explica a executiva.

No que diz respeito a outros produtos, além da publicidade e do cinema, estão os núcleos Concept, Corp e TV. O primeiro cuida da criação, desenvolvimento e produção de projetos para novos meios e plataformas. Corp é voltado para o digital, branded content e conteúdo corporativo, enquanto o núcelo de TV oferece criação, formatação e produção de projetos de TV, que podem ser integrados às plataformas digitais – outra demanda crescente da produtora.

Aliás, segundo a executiva, a história da Conspiração passa, desde seu início, pela TV, já que ela produzia muito material relacionado à música, videoclipes e documentários de artistas – justamente na época em que a MTV estava começando no Brasil (a emissora foi fundada em outubro de 1990). “Isso deu um impulso enorme para a produtora, que passou a ser percebida pelo mercado publicitário. Tanto que antes tínhamos um núcleo que era definido como Publicidade e Entretenimento, desmembrado já há algum tempo”. O reflexo de toda a estrutura foi crescimento de 25% em 2011, “superando as metas iniciais”, diz Cristina. “Este ano  pretendemos crescer na casa dos 20%”, completa.