Consul e DM9 encerram parceria depois de polêmica no Cannes Lions
Rompimento acontece pouco mais de uma semana após agência e anunciante terem um Leão cassado no festival deste ano
A Consul encerrou sua parceria com a DM9, um desfecho de certa forma já esperado pelo mercado. Fontes do propmark confirmaram que o contrato foi rompido, dias após agência e anunciante terem um Grand Prix cassado no Cannes Lions deste ano.
A perda do GP de Creative Data se deu após a descoberta de que o filme enviado à competição utilizou conteúdo manipulado por inteligência artificial para simular resultados da campanha, violando as regras do festival.
Segundo comunicado oficial, a simulação induziu o júri ao erro, uma vez que o vídeo apresentava como reais eventos e dados que não ocorreram. "Isso prejudica a confiança depositada no trabalho por nossos júris e pela comunidade em geral", afirmou a organização do Cannes Lions.
Antes de ter perdido o Leão, a DM9 havia demitido o CCO Icaro Doria, na agência desde 2022.
Procurada, a DM9 não quis comentar o fim do contrato com a Consul. Essa, por sua vez, ainda não respondeu às mensagens da redação.