"Consultoria do futuro" completa cinco anos
“Five Years From Now”. A frase sozinha já inspira um pensamento no futuro e é justamente isso que a consultoria de Beia Carvalho e Taís de Souza tem como missão. Curiosamente, o próprio empreendimento completou cinco anos neste último dia 1º, já planejando sua atuação para os próximos cinco.
Entre workshops e palestras, a Five Years From Now já atendeu mais de 35 empresas e 500 profissionais da alta cúpula dessas companhias, sempre tendo em mente uma mudança de comportamento e percepção na cabeça desses gestores. “Meu trabalho é forçar a reflexão para alinhar os valores e expectativas e pensar no futuro da empresa. Existe um ponto em que muitos começam a pensar apenas no presente e se esquecem da força motriz que os fez criar tudo aquilo, então não tem mais uma energia inspiradora”.
O core business da consultoria é justamente esse choque de “futurar”, verbo empregado pela executiva para elucidar tal pensamento. Um workshop de dois dias dedicado apenas aos sócios e diretores de seus clientes tenta alinhar, de forma lúdica e experimental, as expectativas e ideias desses gestores. “Trabalhamos em profundidade, não com extensão. Antes de cada workshop, são feitas longas entrevistas com os sócios, bem como funcionários, clientes, ex-clientes e outros stakeholders de cada empresa, com o intuito de retratar a realidade do cliente. Não fazemos com base na nossa opinião e nem somos gurus, mas temos como nossa especialidade a capacidade de fazer os outros refletirem”, diz Beia. “Então, trazemos esses conteúdos aos nossos clientes para criar momentos de publicação. A forma lúdica é para deixar a coisa mais divertida, pois são dois dias bem difíceis para esses gestores”, completa.
Em relação aos resultados de cada sessão de “coaching”, a sócia da Five Years From Now afirma que não são difíceis de mensurar. “Três meses depois fazemos uma reunião com os clientes e já vemos uma grande modificação no plano de ação e no comportamento. Trabalhamos o arquétipo e o alinhamento de cada empresa, então já vimos desde crescimentos acelerados por boas práticas, logo no primeiro ano, até sócios que viram que sua startup não daria certo”, explica Beia.
Depois de atender clientes como Rede Globo, Itaú, Bradesco, Microsoft, Vivo, Sebrae, Senac, Zurich e Endeavor, Beia pensa em reforçar outro aspecto para os próximos cinco anos. “Começamos com as palestras em 2010 como uma alternativa de diversificação. Agora, a intenção é transformar esse formato, sair da centena para os milhares de gestores atendidos e levar o pensamento e a reflexão sobre a inovação para mais profissionais”, ressalta.