Consumidor confia mais em marca com propósito

Os propósitos de uma empresa como marca têm sido protagonistas de muitos debates sobre a tendência do marketing no pós-pandemia. E a afirmação se confirmou no PPI Brasil 2021, estudo da InPress Porter Novelli: 90% confiam mais em uma empresa com propósito, enquanto 88% preferem comprar marcas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços.

O levantamento mostrou também que 76% dizem perceber quando uma empresa age de forma contrária aos seus valores. Além disso, autenticidade, ética, tratamento aos funcionários e proteção ao meio ambiente são os fatores ligados ao propósito que mais pesam na hora de escolher uma marca.

“O estudo serve de referência sobre a visão e opinião pública a respeito do tema e é um importante insumo para formulação de estratégias de gestão, posicionamento corporativo, marketing e comunicação das empresas que operam no país”, pontua Roberta Machado, CEO da InPress Porter Novelli.

Meio ambiente e cuidado com as comunidades: prioridades do consumidor (Divulgação)

Foram realizadas duas rodadas da pesquisa, totalizando quase 4 mil entrevistas que revelam que, dos atributos que compõem o propósito, o cuidado com as comunidades e a preocupação com o meio ambiente aparecem como os dois mais importantes na opinião dos entrevistados.

Entre as gerações, os Millenials tendem a valorizar mais a defesa de causas e a solidariedade, enquanto a geração X aprecia mais a contribuição social e o cuidado com as comunidades. As pessoas da classe DE e aquelas que possuem ensino fundamental destacam-se por se importarem mais com a solidariedade e a contribuição social.